Início » Mudanças climáticas são discutidas no fórum de governadores da Amazônia
Amazonas Meio Ambiente

Mudanças climáticas são discutidas no fórum de governadores da Amazônia

Diálogo de alto nível sobre sistemas alimentares no contexto das mudanças climáticas e seus impactos na Amazônia, nesta quinta-feira (09/11), marcou o segundo dia do 26º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-oeste.

Globalmente, os agricultores têm enfrentado dificuldades para lidar com os efeitos das mudanças climáticas. Rios e lagos da região com destaque da região Norte, tem sofrido impactos desde o final de agosto, devido às altas temperaturas e estiagem forte, e o fórum debateu casos e caminhos com práticas mais sustentáveis que podem contribuir significativamente para a redução da conversão dos ecossistemas, bem como das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

O secretário Executivo Adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas da Sepror, Airton Schneider, disse que o evento traz temas importantes para o desenvolvimento sustentável, observando a realidade dos 62 municípios do Amazonas.

“A parte dos efeitos climáticos têm uma correlação direta com a produção rural. Nós entendemos que estamos aqui desenvolvendo ações com as nossas populações que atuam nos 62 municípios, mas com o enfoque de respeito ao processo produtivo ter uma segurança produtiva com base no ambiente de sistema alimentar em que produzir na região é possível e viável de uma forma regular, debatendo as condições de cada estado aqui no evento, com uma característica distintas, mas com pontos em comum”, comentou.

Sistemas agroalimentares para o desenvolvimento da bioeconomia como estratégia de diversificação produtiva e agregação de valor na agricultura, promoção de boas práticas e tecnologias agrícolas inovadoras e sustentáveis, entre outros assuntos, também foram abordados durante o fórum.

O secretário executivo do Consórcio Interestadual Amazônia Legal, Marcello Brito, aponta que é preciso pensar em soluções para transformar a Amazônia e faz uma reflexão. “Esse diálogo tem que existir como solução para transformação da Amazônia justa socialmente, ela passa pelo sistema de adequação florestal, por um sistema de adequação da sua produção de alimentos, da sua produção de energia, da sua produção de fibras. Precisamos discutir que tipo de mineração, agricultura, pecuária, bioeconomia queremos para o futuro”, comentou.

Sobre o Fórum

O Fórum reúne discussões focadas na preservação da região amazônica e na população local como protagonistas. Entre os temas em debate estão Agricultura, Meio Ambiente, Segurança Pública e Fazenda. O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é uma iniciativa conjunta dos governadores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal para criar e impulsionar o desenvolvimento sustentável com base em políticas e estratégias comuns.