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DEUNA chega ao BR e prevê impacto de até 5% na Black Friday

Empresa de one-click checkout já opera na América Latina e tem histórico de aumentar em até 40% o volume de conversões de e-commerces na região, com redução de 50% no volume de pagamentos negados.

De acordo com o relatório “Estratégias e Expectativas para a Black Friday 2023”, divulgado em setembro pelo Neotrust, a data marcada por promoções agressivas deve registrar neste ano um crescimento de 12% na comparação com 2022. Considerando apenas o e-commerce, a pesquisa projeta que a Black Friday movimente R$ 6,92 bilhões. No entanto, esse valor poderia ser bem mais alto se as operações de varejo fossem mais eficientes. Essa é a premissa que alicerça o trabalho da DEUNA, empresa fundada no Vale do Silício que começa a operar no Brasil. A companhia de “one-click checkout” é capaz de aumentar em até 40% a conversão de vendas em lojas digitais e diminuir em cerca de 50% o número de pagamentos negados. Com isso, oferece um incremento de até 5% no faturamento de varejistas.

Entre 2021 e 2022, a DEUNA realizou a maior captação de recursos em uma única rodada de investimentos no setor (USD 38 milhões), o que está possibilitando a aceleração do crescimento da empresa no México, Colômbia, Equador, Chile e, também, sua entrada no Brasil. A empresa escolheu o executivo Fabio Di Santoro para o cargo de General Manager, responsável pelas operações no Brasil. 

A DEUNA estreia em nosso país com boas perspectivas. Estima-se que o varejo no e-commerce brasileiro atinja, em  2023, um patamar de faturamento anual  da ordem de R$ 320 bilhões. Segundo Di Santoro, a companhia aposta em sua capacidade de gerar, por meio de suas soluções, entre 3% a 5% de faturamento adicional aos varejistas, percentuais que representam um excelente custo de oportunidade ao setor. O executivo estima que até R$ 15 bilhões poderiam ser adicionados ao faturamento do varejo apenas com mais eficiência nos pagamentos. 

Ainda de acordo com Di Santoro, a DEUNA atua diretamente nessas dores do mercado brasileiro, desenvolvendo soluções em infraestrutura de pagamentos e de prevenção de fraudes, que permitem experiências de checkout otimizadas para comerciantes e compradores online. A companhia apoia, na América Latina, empresas e negócios digitais para que maximizem seus resultados nos canais digitais (mobile, web, marketplace, e-commerce) com foco na conversão dos carrinhos de compra no checkout e no aumento da taxa de aprovação das transações de pagamento. 

Isso ocorre porque a solução integra-se com facilidade às principais plataformas de e-commerce e permite a implantação de fluxos de pagamento customizáveis, que dão ao comerciante ferramentas para tratar cada transação de forma única. O executivo comenta  que a DEUNA não concorre com os provedores de gateways, adquirentes, sub-adquirentes, plataformas e sistemas de anti-fraude, bandeiras e emissores. A empresa se posiciona como plataforma tecnológica orquestradora, atuando de maneira agnóstica e parceira desses diversos atores do ecossistema de pagamentos. Na prática, conecta comerciantes por meio de uma única integração a um ecossistema de mais de 80 provedores e meios de pagamento e antifraude.

Parcerias e novos negócios 

A DEUNA conta com importante parceria com uma das maiores plataformas de soluções para full commerce da América Latina, com presença dominante no Brasil, o que deve alavancar seu crescimento no país. Entre os clientes com tratativas avançadas, há gigantes do varejo e do segmento de seguros. Esse último setor compreende mais de 30 grandes empresas com considerável percentual de seu faturamento proveniente de canais on-line.

Di Santoro afirma que a empresa espera anunciar em breve as primeiras parcerias no Brasil, com grandes expectativas de crescimento no país e muitos investimentos previstos para 2024.

Brasil representa um grande desafio no cenário de aprovação de pagamentos on-line

De acordo com um estudo recente, realizado por um provedor de soluções anti-fraude, parceiro estratégico da DEUNA, o país registrou dois milhões de tentativas de fraude de janeiro a agosto deste ano. Em valores, o total chega a somar R$ 2,5 bilhões.

A DEUNA busca reduzir esse problema com alternativas de roteamento e identificação dos códigos de erro, o que permite uma orquestração inteligente do processo de “retentativas” nas transações não aprovadas. A solução oferece ainda sistemas sofisticados de detecção de fraude, sem colocar em risco transações legítimas, mantendo em níveis mínimos o risco de chargeback (a cobrança contestada pelo titular do cartão).

Os golpes, pontua o general manager da companhia no Brasil, são um dos pontos mais sensíveis do e-commerce e o país tem um dos índices mais altos do mundo. Ele pontua que são aproximadamente 2 milhões de transações fraudulentas por ano, que geram prejuízos da ordem de R$ 6 bilhões. Apenas no primeiro trimestre deste ano, segundo dados do setor, 3,9% do faturamento do e-commerce foram afetados por fraudes.

Outros pontos: no Brasil, o consumidor paga com cartão de crédito em 60% das vezes; cerca de 30% dessas compras são feitas por meio de cartões de terceiros. E mais: o brasileiro costuma utilizar múltiplos cartões e meios de pagamento. A DEUNA, portanto, conta com soluções de identificação para que essas transações sejam analisadas e aprovadas com total segurança.

Para a Black Friday 2023, a expectativa é que as compras com cartão de crédito tenham uma representatividade alta, de cerca de 60% no período com este meio de pagamento, de acordo com o Panorama de Consumo 2023. Clientes DEUNA, segundo Di Santoro, conseguem recuperar entre 5 a 15% das suas transações perdidas, elevando a sua taxa de aprovação.