Início » Escolas de samba do Grupo Especial realizam ensaio técnico no sambódromo
Amazonas cultura Destaque

Escolas de samba do Grupo Especial realizam ensaio técnico no sambódromo

Os desfiles das escolas de samba de Manaus começam no dia 1º de fevereiro, quando desfilam as escolas do grupo de acesso A. No dia 2, desfilam as escolas do grupo de acesso B e no sábado, dia 3 de fevereiro, as escolas do grupo especial.

O desfile das escolas de samba do Grupo Especial será realizado no dia 3 de fevereiro

As escolas de samba do Grupo Especial começaram, nessa segunda-feira (29/01), no Sambódromo, zona centro-oeste de Manaus, o ensaio técnico antes do desfile de Carnaval de 2024. Os ensaios e o desfile são promovidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Passaram pela avenida do samba as escolas Unidos do Alvorada, Andanças de Ciganos, Vila da Barra e Reino Unido da Liberdade. Nesta terça-feira (30/01), acontece o segundo e último dia do ensaio técnico do grupo especial com as escolas Mocidade Independente de Aparecida, A Grande Família, Vitória Régia e Dragões do Império.

Durante os ensaios, as agremiações ajustam os últimos detalhes técnicos com uma prévia de suas apresentações na avenida. O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Amazonas (Liesa/AM), Roberto Simometti, enfatiza que o Carnaval de 2024 será o mais bonito dos últimos anos.

“É o primeiro dia de ensaio técnico das escolas do Grupo Especial. E amanhã será o segundo dia com mais quatro escolas de samba. A Liesa preparou o Carnaval para que seja o mais organizado, mais bonito, junto com a Secretaria de Cultura. As escolas estão super empolgadas, programando o Carnaval, o barracão das escolas está a todo vapor”, afirmou Simonetti.

Os ensaios são abertos ao público, e os torcedores das escolas compareceram ao sambódromo para prestigiar suas agremiações. A autônoma Rosilene Carneiro está sempre presente nos ensaios e leva toda a família.

“O carnaval, esse momento aqui, para nós é tudo. A minha família é muito carnavalesca, meu filho é intérprete, meus irmãos todos participam. Nós aqui somos uma família carnavalesca, sempre. Amamos a família Carnaval”, disse a autônoma.

O diretor de eventos da Secretaria de Cultura, José Luís Santos, falou sobre os preparativos para o Carnaval deste ano no sambódromo.

“Além de proporcionarmos uma festa bonita e ordenada, temos aqui todo um aparato do Governo do Estado com parceria da Prefeitura. Toda a área da segurança, saúde, seguranças particulares, Judizado da Infância e Juventude para que as pessoas, quando venham para cá, se sintam seguras”, enfatizou o diretor.

Ensaio técnico terça-feira (30/11)

1ª GRESMI Aparecida

2ª GRCES A Grande Família

3ª GRES Vitória Régia

4ª GRES Dragões do Império

Desfile

Neste ano, o calendário inicia mais cedo e abre com os desfiles das escolas de samba no sambódromo. O público irá prestigiar as agremiações nos dias 1º e 2 de fevereiro, a partir das 21h, quando desfilam as escolas dos grupos de acesso B e A, respectivamente, e no dia 3 de fevereiro, é a vez do grupo especial.

Ordem do Desfile do Grupo Especial

1ª – Unidos do Alvorada – 20h às 21h10

2ª – Andanças de Ciganos – 21h20 às 22h30

3ª – Vila da Barra – 22h40 às 23h50

4ª – Reino Unido da Liberdade – 00h às 01h10

5ª – Mocidade Independente de Aparecida – 01h20 às 02h30

6ª – Grande Família – 02h40 às 03h50

7ª – Vitória Régia – 04h às 05h10

8ª – Dragões do Império – 05h20 às 06h30