Início » Mercado de trabalho para técnicos em recursos humanos é cada vez mais amplo
Educação

Mercado de trabalho para técnicos em recursos humanos é cada vez mais amplo

Foto: Freepik

Há quem imagine o profissional de recursos humanos como alguém que cuida de documentos de colaboradores de uma empresa, incluindo contracheques e atestados de saúde. Essas atividades até podem estar presentes na rotina, mas o trabalho do ‘RH’ é bem mais amplo, incluindo desde a atração e retenção de talentos na companhia, identificação de novos líderes até capacitação de profissionais.
Tamanha é a importância do gestor de RH que o mundo celebra, em 3 de junho, o Dia do Profissional de Recursos Humanos. A data é uma alusão à fundação da Federação Mundial de Associações de Gestões de Pessoas (WFPMA – em inglês), em 1976. Quase 50 anos depois, essa função continua sendo primordial nas empresas, desde o setor industrial até o comercial e de serviços, afinal, todos contam com uma área de recursos humanos.

“O profissional pode trabalhar em todas as áreas de recursos humanos, porque é preparado para isso. Tanto a parte estratégica, ou seja, na otimização de processos e decisões dentro da empresa, quanto a comportamental, que avalia o desempenho dos colaboradores e propõe treinamentos, formação de novos líderes, etc.”, afirma a professora do curso de Recursos Humanos do Centro de Ensino Técnico (Centec), Jaqueline Krosny.

Como uma profissão que está diretamente ligada às novas estratégias de mercado, o gestor de RH precisa estar por dentro de todas as tendências da área, obtendo conhecimento sobre essas novidades desde a formação. Para 2023, por exemplo, as prioridades de mais de 850 líderes de RH em todo o mundo são a eficácia dos líderes e a melhoria da experiência dos colaboradores. A informação é de um levantamento realizado pela consultoria Gartner.

“Hoje, o mercado está buscando profissionais estratégicos, que pensem fora da caixinha. Então, nossos alunos saem preparados, com essa visão de mercado. Dentro da organização, precisamos ter pensamento crítico, buscar caminhos, fazer o ‘mais’ com ‘menos’. Trabalhamos isso em nossas aulas”, comenta Jaqueline.

No caso do Centec, as disciplinas são divididas em dois módulos: o básico e o específico. O primeiro é comum a outros cursos da instituição e envolve, por exemplo, aulas de ética, português e informática. Já o segundo trata exclusivamente da formação do profissional de RH, com aulas sobre plano de carreira, recrutamento, motivação e liderança, além de legislação trabalhista e previdenciária. O curso tem duração de 12 meses.

Para a coordenadora do eixo de gestão do Centec, Viviane Melo, outro ponto de destaque é a formação técnica na área, permitindo uma frequência maior de ensino na prática. “Fazemos, por exemplo, simulações de avaliações de empresas com os alunos, propondo soluções de gestão. Realizamos até mesmo entrevistas simuladas entre os alunos para a compreensão dessa rotina do profissional da área”, comenta ela.

Uma pesquisa da Fundação Roberto Marinho e parceiros revelou que 42% dos jovens com formação técnica permanecem na empresa e evoluem de cargo. Além disso, 61% das 800 companhias envolvidas afirmaram que têm algum gestor que entrou na empresa com formação técnica em nível médio.

No caso do profissional de RH, a remuneração média no Amazonas é de R$ 3,1 mil, podendo chegar a R$ 5,6 mil, de acordo com a plataforma Salário. O site baseia os valores na pesquisa Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), da Secretaria da Previdência e Trabalho do governo federal, e por indicações de usuários.

Planos
Finalista do técnico em RH no Centec, Suzana Ferreira Pinheiro, 22, diz que uma das experiências mais legais durante o curso foi simular atividades da profissão como metodologia de aprendizado sobre a área. “Foi muito bacana fazer o trabalho em que tínhamos de simular um recrutamento e seleção. Foi uma experiência bem legal mesmo”, lembra.

Ela diz que se identificou muito com a área e pretende seguir carreira. “Meu objetivo maior é chegar a uma gestão de RH. O que mais gostei do curso foi justamente o aprendizado que obtive. Foi muito importante para que eu pudesse esclarecer as dúvidas e confirmar meu gosto pela área”, comenta ela.

O sentimento é similar ao da recém-formada Ellen Raab Oliveira Cardoso, de 20 anos. Ela finalizou o curso técnico em Recursos Humanos do Centec e já almeja seguir os estudos, agora com uma graduação em Gestão de Pessoas.

“Essa é uma área bem ampla e me chamou bastante a atenção desde o início, porque envolve administração, informática, psicologia e, claro, a comunicação. Foi realmente uma área que me chamou a atenção desde o início. Hoje, eu quero ser analista de RH e quem sabe até gerente. É o que estou buscando”, afirma a jovem.