Início » Crianças e adolescentes de Uberlândia-MG participam da Mostra CineOLHAR
Notícias Corporativas

Crianças e adolescentes de Uberlândia-MG participam da Mostra CineOLHAR

Público terá acesso aos filmes produzidos pelos alunos em apresentações presenciais e também pela internet, no canal do CineOLHAR no YouTube

As crianças e adolescentes do bairro Shopping Park de Uberlândia-MG, que fizeram parte do projeto CineOLHAR, participarão de uma mostra dos filmes que foram produzidos por eles, desde março deste ano, durante as oficinas e workshops que frequentaram, no Estação Vida (instituição social situada no bairro Shopping Park). A Mostra CineOLHAR será apresentada ao público, no dia 27 de novembro, às 19 horas, na Casa da Cultura; no dia 30 de novembro, às 10 horas, na Escola Estadual Dona Alexandra Pedreiro (Av. Nájla Alípio Abrão, 365 – Bairro Santa Luzia); e, no dia 04 de dezembro, às 10 horas, na Escola Estadual Hercília Martins Rezende (R. Prof. Inácio Castilho, 405 – Bairro Pampulha).  Os trabalhos também ficarão disponíveis no canal do projeto CineOLHAR, no YouTube.

O projeto

Vinte e sete crianças e adolescentes de Uberlândia-MG, que vivem em áreas de vulnerabilidade social, tiveram a oportunidade de aprender cinema ao longo de oito meses. Esse é um dos grandes objetivos do projeto CineOLHAR, que com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, chegou ao bairro Shopping Park, levando a esse público vivência da arte por meio de novas mídias.

Nas oficinas, a linguagem audiovisual foi abordada com foco nos principais gêneros: ficção, documentário, videoclipe e animação. Além disso, também foram realizados quatro workshops com especialistas da área, abordando os temas: cinema, documentário, cenografia, figurino e maquiagem artística.

De forma teórica, técnica e vivencial os participantes do projeto CineOLHAR foram imersos nas noções de planos, enquadramentos, movimentos de câmera, fotografia, montagem/edição, que possibilitaram ferramentas para retratar o cotidiano e a comunidade, na qual estão inseridos, em um novo olhar sobre o ordinário e o extraordinário da vida.

O projeto é iniciativa da proponente Aline Miguel e faz parte das oficinas oferecidas no Programa Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio do Instituto Algar. Com o intuito de dar continuidade ao percurso no campo da arte-educação em audiovisual, o desejo de Aline é promover o potencial criativo e expressivo de crianças e adolescentes, estimulando o desenvolvimento de um novo olhar sobre o dia-a-dia deles, além de colaborar para a democratização e descentralização da produção artística e cultural.

A proponente defende que o CineOLHAR foi uma maneira de levar as crianças a ter a possibilidade de realizar novas leituras do cotidiano por meio da vivência e experiência com a linguagem audiovisual. “Essa modalidade artística tem um grande poder sedutor para levar esse público para o universo da arte. Queremos transformar os participantes em atores, diretores de arte e fotografia, cinegrafistas, produtores executivos, editores, dividindo-os em funções e alternando atuações, numa perspectiva em que o individual dinamiza o coletivo, para que eles se percebam agentes culturais e atores sociais”, defende Aline Miguel.

Segundo a proponente, a Mostra CineOLHAR será uma oportunidade de difundir a cultura e também valorizar o trabalho dos alunos. “Nós queremos potencializar a difusão cultural, por meio da divulgação dos resultados do projeto na internet e nessas mostras voltadas gratuitamente à comunidade. Será uma grande comemoração da democratização da arte, incluindo social e culturalmente esse público, descentralizando a produção artística e cultural”, finaliza Aline Miguel.

Programa Transforma

Segundo a gerente do Instituto Algar, Carolina Toffoli, o Programa Transforma busca parcerias e projetos que aconteçam no contraturno escolar e que atendam crianças em situação de vulnerabilidade social durante todo o ano, oferecendo oficinas que possam ampliar o universo cultural. “Aqui no Instituto Algar, acreditamos na arte e na cultura para o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, e buscamos sempre apoiar iniciativas como as do projeto CineOLHAR, que possibilitam fortalecer o nosso propósito e missão de transformação na vida delas”, afirma.

Sobre o Instituto Algar

O Instituto Algar tem o papel de concentrar e fortalecer as ações sociais que contribuem para transformar vidas e gerar impacto nos locais em que o grupo Algar atua. Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, há mais de 20 anos a instituição trabalha para cuidar do próximo e contribuir para uma sociedade melhor.

São milhares de vidas impactadas diariamente pelas ações do Instituto, que englobam formações para preparação de jovens para o mercado de trabalho, oferecimento de atividades no contraturno escolar para crianças em organizações sociais parceiras, capacitação de educadores e o incentivo e criação de oportunidades para associados do Grupo participarem de ações sociais por meio do trabalho voluntário.

Serviço

O quê: Mostra do Projeto CineOLHAR
Quando:

27/11 às 19h na Casa da Cultura – (Praça Cel. Carneiro, 89 – Fundinho)     

30/11 às 10h na E. E. Dona Alexandra Pedreiro – (Av. Nájla Alípio Abrão, 365 – Bairro Santa Luzia)

04/12 às 10h na E. E. Hercília Martins Rezende – (R. Prof. Inácio Castilho, 405 – Bairro Pampulha)

Entrada: gratuita