Início » ANBC orienta como acessar a nota de crédito
Notícias Corporativas

ANBC orienta como acessar a nota de crédito

Um crescente interesse sobre o tema se destaca no cenário financeiro do Brasil

Ao mesmo tempo em que se registra o aumento da percepção positiva sobre a nota de crédito, como e onde realizar a consulta parece ainda levantar algumas dúvidas. Uma sondagem realizada pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito apontou que 9 em cada 10 consumidores que conhecem a própria nota de crédito admitem a importância desse instrumento. Essa sondagem também detectou que a maior parte dos consumidores que desconhece sua nota de crédito não sabe onde consultá-la.

De acordo com o levantamento, somente 35% responderam saber onde consultar sua nota de crédito. Desta forma, há espaço para avançar sobre os 65% que desconhecem a própria nota e afirmaram ignorar como fazer para conhecer. 

A nota de crédito, que geralmente vai de zero a mil, é uma pontuação desenvolvida para consumidores e empresas, com base na análise de seus hábitos de pagamento e relacionamento com os credores. Trata-se de um recurso poderoso de avaliação da confiabilidade financeira de consumidores e empresas, a partir de seu histórico de pagamento e relação com credores. “Não é apenas um número; é uma ferramenta que pode abrir portas para melhores condições de financiamento”, destaca Elias Sfeir, presidente da ANBC.

“Para aqueles que ainda desconhecem essa ferramenta, com apenas alguns cliques, é possível acessá-la gratuitamente. Os birôs de crédito disponibilizam essas informações em seus websites e aplicativos”, complementa Sfeir.

Reconhecendo a necessidade de orientação, a ANBC preparou um guia informativo para esclarecer dúvidas sobre a nota de crédito e promover a educação financeira.

Principais orientações da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito sobre a nota de crédito

Aprender a valorizá-la: é uma ferramenta crucial para avaliar riscos em transações de crédito. Ela incentiva a pontualidade nos pagamentos e beneficia consumidores responsáveis.

Saber como melhorá-la: manter dívidas em dia, evitar atrasos em contas e ficar de olho na pontuação.

Explorar dicas úteis: por meio de um cadastro rápido nos sites e aplicativos dos birôs de crédito, é possível acessar a nota e também obter dicas para aprimorá-la.

Boa Vista https://www.consumidorpositivo.com.br/score/

QUOD  https://consumidor.quod.com.br

Serasa https://www.serasa.com.br/score/

SPC https://www.spcbrasil.org.br/consumidor/score

Transunion https://www.transunion.com.br/pessoas/cadastro-positivo-o-que-e-score-de-credito

Outros estudos da ANBC estão disponíveis em https://anbc.org.br/estudos-e-conteudos/