Início » MSCI reclassifica índices MSCI da Nigéria de status de mercados fronteiriços para mercados autônomos
Notícias Corporativas

MSCI reclassifica índices MSCI da Nigéria de status de mercados fronteiriços para mercados autônomos

MSCI Inc. (NYSE: MSCI), líder em fornecer ferramentas e serviços essenciais de suporteàdecisão para a comunidade de investimento mundial, anunciou hoje que os índices MSCI da Nigéria serão reclassificados do status de mercados fronteiriços para mercados autônomos em uma única etapa, coincidindo com a revisão do índice de fevereiro de 2024.

Esta conclusão segue a resposta recebida de participantes do mercado em sua recente consulta estendida sobre uma proposta de reclassificação de mercado para os índices MSCI da Nigéria.

Desde março de 2020, os desafios de liquidez no mercado cambial (FX) nigeriano vêm afetando consistentemente a acessibilidade de seu mercado de ações, levando a contínuas preocupações de repatriamento de capital e a uma lacuna significativa entre as taxas de câmbio oficiais e paralelas para o naira nigeriano. Isto fez com que os investidores institucionais internacionais enfrentassem desafios recorrentes com a replicabilidade e capacidade de investimento dos índices MSCI da Nigéria e outros índices dos quais fazem parte.

Em 22 de junho de 2023, a MSCI anunciou que a resposta de participantes do mercado obtida como parte da consulta inicial efetuada de junho de 2022 a junho de 2023 sugeria que a acessibilidade limitada do mercado de ações nigeriano justificaria a remoção dos índices MSCI da Nigéria dos Índices de Mercados Fronteiriços da MSCI. Contudo, a MSCI prorrogou o período de consulta até 29 de setembro de 2023 para dar mais tempo, a fim de que a situação de liquidez no mercado cambial nigeriano se estabilizasse após medidas anunciadas pelo Banco Central da Nigéria em 14 de junho de 2023. Não foram observadas melhorias significativas na liquidez cambial pelos participantes do mercado durante o período de consulta estendido, confirmando que a facilidade de entradas e saídas de capital nos índices MSCI da Nigéria não corresponde aos padrões esperados dos mercados fronteiriços. Isto levouàdecisão do MSCI de reclassificar os índices MSCI da Nigéria.

A fim de facilitar a replicabilidade do índice no momento da reclassificação, a MSCI irá excluir cada título nigeriano dos índices MSCI de mercados fronteiriços a um preço que é efetivamente zero no fechamento de 29 de fevereiro de 2024. Mais informações sobre este e outros detalhes referentesàimplementação da reclassificação serão compartilhados em uma data mais próxima da reclassificação.

– Fim –

Sobre a MSCI

A MSCI é líder no fornecimento de ferramentas e serviços de suporte a decisões críticasàcomunidade mundial de investimentos. Com mais de 50 anos de experiência em pesquisa, dados e tecnologia, podemos tomar melhores decisões de investimento ao permitir que clientes entendam e analisem os principais aspectos de risco e retorno bem como elaborem com confiança portfólios mais efetivos. Criamos soluções aprimoradas de pesquisa com liderança no setor, as quais os clientes usam para obter percepções e aperfeiçoar a transparência ao longo do processo de investimento.

O processo para enviar uma reclamação formal sobre o índice pode ser encontrado na página de regulamentação do índice no site da MSCI em: https://www.msci.com/index-regulation.

Este documento e todas as informações nele contidas, incluindo, sem limitação, todos os textos, dados, gráficos, tabelas (coletivamente, as “Informações”) são de propriedade deste documento e de todas as informações nele contidas, incluindo, sem limitação, todo o texto, dados, gráficos, tabelas (coletivamente, as “Informações”), sendo propriedade da MSCI Inc. ou de suas subsidiárias (coletivamente, “MSCI”) ou dos licenciantes da MSCI, fornecedores diretos ou indiretos ou qualquer terceiro envolvido na produção ou compilação de qualquer Informação (coletivamente, com a MSCI, os “Provedores de Informações”), fornecida apenas para fins informativos. As Informações não podem ser modificadas, submetidasàengenharia reversa, reproduzidas ou redistribuídas, no todo ou em parte, sem autorização prévia por escrito da MSCI. Todos os direitos sobre as Informações são reservados pela MSCI e/ou seus Provedores de Informações.

As Informações não podem ser utilizadas para criar trabalhos de derivativos ou verificar ou corrigir outros dados ou informações. Por exemplo (mas sem limitação), as Informações não podem ser utilizadas para criar índices, bancos de dados, modelos de risco, análises, software, ou em associação com o emissor, oferecer, patrocinar, gerenciar ou fazer marketing de quaisquer seguros, portfólios, produtos financeiros ou outros veículos de investimento utilizando ou baseados em, ligados a, rastreando ou, caso contrário, derivados da Informação ou quaisquer outros dados, informações, produtos ou serviços da MSCI.

O usuário das informações assume todo o risco relacionado ao uso que possa fazer, ou permitir que seja feito, das informações. NENHUM DOS FORNECEDORES DE INFORMAÇÕES OFERECE NENHUMA GARANTIA EXPLÍCITA OU IMPLÍCITA, NEM REPRESENTAÇÕES COM RELAÇÃO ÀS INFORMAÇÕES (OU RESULTADOS A SEREM OBTIDOS COM O USO DESTAS) E, DE ACORDO COM O MÁXIMO PERMITIDO PELA LEI, TODOS OS FORNECEDORES DE INFORMAÇÕES RENUNCIAM EXPRESSAMENTE A TODAS AS GARANTIAS IMPLÍCITAS (INCLUINDO, DENTRE OUTROS, QUALQUER GARANTIA IMPLÍCITA DE ORIGINALIDADE, PRECISÃO, OPORTUNIDADE, NÃO VIOLAÇÃO, PLENITUDE, COMERCIALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO PARA DETERMINADO PROPÓSITO) COM RELAÇÃO A QUALQUER INFORMAÇÃO.

Sem limitar qualquer coisa já dita aqui e até o limite máximo permitido pela lei, em nenhum caso os fornecedores de informações terão responsabilidade com relação a qualquer informação de qualquer dano direto, indireto, especial, punitivo, consequencial (incluindo lucros cessantes), bem como outros danos, mesmo que notificados da possibilidade de tais danos. O que foi mencionado anteriormente não deve excluir ou limitar qualquer responsabilidade que não possa ser excluída ou limitada pela lei aplicável, incluindo, dentre outros (conforme aplicável), qualquer responsabilidade por lesão pessoal ou morte, considerando que tal lesão tenha resultado da negligência ou omissão intencional de si mesmo, funcionários, agentes ou subcontratados.

As informações contidas em qualquer informação histórica, dados ou análises não devem ser consideradas como indicação ou garantia de qualquer desempenho futuro, análise, antecipação ou previsão. O desempenho anterior não garante resultados futuros.

As Informações podem incluir “Sinais”, definidos como atributos quantitativos ou o produto de métodos ou fórmulas que descrevem ou derivados de cálculos usando dados históricos. Nem estes Sinais, nem qualquer descrição de dados históricos se destinam a fornecer consultoria de investimento ou uma recomendação para tomar (ou abster-se de tomar) qualquer decisão de investimento ou alocação de ativos, nem devem ser considerados como tal. Os sinais são inerentemente retrospectivos devido ao uso de dados históricos e não se destinam a prever o futuro. A relevância, correlações e precisão dos Sinais irão mudar materialmente com frequência.

As Informações não devem ser confiadas em nem substitutasàhabilidade, julgamento e experiência do usuário, seu gerenciamento, empregados, consultores e/ou clientes ao fazer investimentos ou tomar outras decisões de negócios. Todas as Informações são impessoais e não adaptadas às necessidades de qualquer pessoa, entidade ou grupo de pessoas.

Nenhuma informação constitui uma oferta de venda (ou pedido de oferta de compra), título, produto financeiro ou outro produto de investimento, nem estratégia de comercialização.

Não é possível investir diretamente em um índice. Exporàuma classe de ativos ou negociar estratégia ou outra categoria representada por um índice apenas está disponível por instrumentos de investimento de terceiros (se houver) baseados naquele índice. A MSCI não emite, patrocina, endossa, comercializa, oferece, revisa ou, caso contrário, expressa qualquer opinião referente a qualquer fundo, ETF, derivativo ou outro seguro, investimento, produto financeiro ou estratégia de negociação que esteja baseado, associado a ou busca fornecer um retorno de investimento relacionado ao desempenho de qualquer índice da MSCI (no geral, “Índice Associado a Investimentos”). A MSCI não dá nenhuma garantia que qualquer Índice Associado a Investimentos irá rastrear precisamente o desempenho do índice ou fornecer retornos de investimento positivos. A MSCI Inc. não é uma consultoria de investimento ou fiduciária e também não dá representação referenteàconveniência de investimentos em qualquer Índice Associado a Investimentos.

Os retornos de índices não representam os resultados da negociação real de ativos / títulos que podem ser investidos. A MSCI mantém e calcula índices, mas não gerencia ativos reais. O cálculo de índices e retornos de índices pode divergir da metodologia estabelecida. Os retornos de índices não refletem o pagamento de quaisquer encargos ou taxas de vendas que um investidor possa pagar para comprar títulos subjacentes ao índice ou investimentos vinculados a índices. A imposição destas taxas e encargos faria com que o desempenho de um investimento indexado fosse diferente do desempenho do índice MSCI.

As Informações podem conter dados em novo teste. O rendimento em novo teste não é um rendimento real, mas hipotético. Com frequência, há diferenças de material entre os resultados de rendimento em novo teste e os resultados reais obtidos posteriormente por qualquer estratégia de investimento.

Constituintes dos índices de renda variável da MSCI são empresas listadas, que estão incluídas em ou excluídas de índices conforme a aplicação de metodologias relevantes de aplicação. Em consequência, constituintes dos índices de renda variável da MSCI podem incluir a MSCI Inc., clientes da MSCI ou seus fornecedores. A inclusão de um seguro dentro do índice da MSCI não é uma recomendação pela MSCI de comprar, vender ou manter tal seguro, nem é considerada como conselho de investimento.

Dados e informações produzidos por diversas afiliadas da MSCI Inc., incluindo MSCI ESG Research LLC e Barra LLC, podem ser utilizados no cálculo de determinados índices MSCI. Mais informações podem ser encontradas nas metodologias relevantes de índices em www.msci.com.

A MSCI recebe remuneração em conexão com o licenciamento de seus índices a terceiros. A receita da MSCI Inc. inclui taxas baseadas em ativos em investimentos indexados ao índice. As informações podem ser encontradas nos arquivos da empresa MSCI Inc. na seção de Relações com Investidores de msci.com.

A MSCI ESG Research LLC é uma Consultoria de Investimentos Registrada sob a Lei de Consultorias de Investimentos de 1940 e uma subsidiária da MSCI Inc. Nem a MSCI nem qualquer um de seus produtos ou serviços recomendam, endossam, aprovam ou expressam qualquer opinião sobre qualquer emissor, títulos, produtos financeiros ou instrumentos ou estratégias de negociação, sendo que produtos ou serviços da MSCI não são uma recomendação para tomar (ou abster-se de tomar) qualquer tipo de decisão de investimento, nem podem ser invocados como tal, desde que os produtos ou serviços aplicáveis da MSCI ESG Research possam constituir recomendação de investimento . Os materiais da MSCI ESG Research, incluindo materiais utilizados em quaisquer índices MSCI ESG ou outros produtos, não foram submetidos nem receberam aprovação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) ou de qualquer outro órgão regulador. A MSCI ESG e suas classificações climáticas, pesquisas e dados são produzidos pela MSCI ESG Research LLC, uma subsidiária da MSCI Inc. MSCI ESG Indexes, Analytics e Real Estate são produtos da MSCI Inc. que utilizam informações da MSCI ESG Research LLC. Os Índices MSCI são administrados pela MSCI Limited (Reino Unido).

Considere que os emitentes citados nos materiais da MSCI ESG Research às vezes têm relações comerciais com a MSCI ESG Research e/ou MSCI Inc. (coletivamente, “MSCI”) e que estas relações criam potenciais conflitos de interesses. Em alguns casos, os emitentes ou suas afiliadas adquirem pesquisas ou outros produtos ou serviços de uma ou mais afiliadas da MSCI. Em outros casos, a MSCI ESG Research classifica produtos financeiros, como fundos mútuos ou ETFs, que são geridos pelos clientes da MSCI ou por suas afiliadas, ou que se baseiam nos índices MSCI Inc. Além disto, os constituintes dos índices de ações MSCI Inc. incluem empresas que assinam produtos ou serviços da MSCI. Em alguns casos, os clientes MSCI pagam taxas com base total ou parcial nos ativos que gerenciam. A MSCI ESG Research tomou uma série de medidas para mitigar potenciais conflitos de interesses e salvaguardar a integridade e independência de suas pesquisas e classificações. Mais informações sobre estas medidas de mitigação de conflitos estão disponíveis em nosso Formulário ADV, disponível em https://adviserinfo.sec.gov/firm/summary/169222.

Qualquer uso ou acesso a produtos, serviços ou informações da MSCI requer uma licença da MSCI. MSCI, Barra, RiskMetrics, IPD e outras marcas e nomes de produtos MSCI são marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas da MSCI ou de suas subsidiárias nos EUA e em outras jurisdições. O Global Industry Classification Standard (GICS) foi desenvolvido e é propriedade exclusiva da MSCI e da S&P Global Market Intelligence. O “Global Industry Classification Standard (GICS)” é uma marca de serviço da MSCI e da S&P Global Market Intelligence.

Aviso MIFID2/MIFIR: A MSCI ESG Research LLC não distribui ou atua como intermediário para instrumentos financeiros ou depósitos estruturados, nem negocia por conta própria, fornece serviços de execução a outros ou gerencia contas de clientes. Nenhum produto ou serviço da MSCI ESG Research respalda, promove ou se destina a respaldar ou promover qualquer atividade deste tipo. A MSCI ESG Research é um fornecedor independente de dados de ESG.

Aviso de privacidade: Para obter informações sobre como a MSCI coleta e usa dados pessoais, consulte nosso Aviso de Privacidade em https://www.msci.com/privacy-pledge.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Consultas de Mídia

PR@msci.com

Melanie Blanco +1 212 981 1049

Konstantinos Makrygiannis +44 (0) 7768 930056

Tina Tan +852 2844 9320

Serviço ao Cliente MSCI Internacional

Serviço ao Cliente no EMEA +44 20 7618.2222

Serviço ao Cliente nas Américas +1 888 588 4567 (ligação gratuita)

Serviço ao Cliente na Ásia Pacífico +852 2844 9333

Fonte: BUSINESS WIRE