Início » Manaus recebe festival com palestras, oficinas e rodas de conversa sobre o futuro sustentável
Educação Manaus

Manaus recebe festival com palestras, oficinas e rodas de conversa sobre o futuro sustentável

Evento realiza atividades presenciais e virtuais com representantes de entidades e instituições para levantar questões importantes sobre desenvolvimento sustentável

No dia 26 de outubro, a cidade de Manaus recebe o Festival Conhecendo os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Pocket, evento com o objetivo de aproximar a sociedade civil de temas que envolvem o desenvolvimento sustentável.  Esta é a terceira edição do evento que, em 2022, teve a participação de cerca de 43 mil pessoas em atividades online e presenciais. Agora, em sua versão pocket, o festival conta com oficinas presenciais em três cidades, painéis, webinars e palestras online com especialistas. A ação é realizada pela NTICS Projetos, uma empresa do Grupo Nest, e patrocinada pela Whirlpool Corporation, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil, e com presença também na América Latina.

“Com este projeto, nós estamos contribuindo para trazer ao Brasil a principal discussão internacional da atualidade que são os desafios para o desenvolvimento sustentável. Para tanto, nós convidamos especialistas e líderes de grandes organizações que vão compartilhar suas experiências e falar sobre como eles têm trabalhado para fazer o Brasil avançar de forma estratégica aliando desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades”, revela Ana Xavier, Diretora de Inovação da NTICS Projetos.

Antes de partir para as palestras, entre os dias 25 e 27 de outubro, o festival começa em escolas públicas das cidades de Manaus, no Amazonas, de Rio Claro, no interior de São Paulo, e de Joinville, em Santa Catarina. Nas atividades, cerca de 1.500 alunos participam de oficinas criativas fazendo o reaproveitamento e construção de brinquedos e utensílios a partir de materiais recicláveis. Trabalhando diretamente com os educadores, professores e coordenadores, o Festival, em suas atividades prévias, ainda vai ministrar workshops online, no Youtube da NTICS, para capacitar os professores a trabalharem a temática dos ODS em sala de aula. Aberto para o público geral, os interessados podem se inscrever clicando no FORMULÁRIO.

“O compromisso com práticas éticas e socioambientais faz parte do DNA da Whirlpool há mais de 60 anos. Sendo uma empresa que tem como missão melhorar a vida das pessoas em casa e no planeta, apoiar iniciativas ligadas aos ODS reforça nosso compromisso e contribui com o avanço da Agenda 2030”, revela Douglas Reis, Diretor de Assuntos Regulatórios & ESG da Whirlpool para América Latina.

Entre 25 e 27 de outubro, Manaus, Rio Claro e Joinville também recebem talks presenciais. Por fim, nos dias 30 e 31 de outubro, especialistas se reúnem de forma online para falar sobre diversos temas ligados à sustentabilidade. Todas as atividades são gratuitas. Confira a programação abaixo ou no site: https://conhecendoosods.com.br/festival/

Programação Presencial em Manaus

26 de outubro | FUCAPI

18h30 – Biodiversidade + Florestas em pé: como as comunidades podem contribuir |

Palestrante: Bellmond Viga

19h30 – Empreendedorismo feminino como forma de responsabilidade social |

Palestrantes: Ânima Pontes, Lilian Cortez e Kátia Lima

20h30 – Consumo e Produção Sustentáveis + Gestão de Resíduos Eletrônicos | Palestrantes: Michel Ribeiro e Jadson Maciel

Local: Av. Gov. Danilo de Matos Areosa, 381 – Distrito Industrial I, Manaus – AM, 69075-351

Palestras Online

30 de Outubro

16h | O que significa acelerar ações para os ODS?

Palestrantes: Tayná Leite, Gerente Sênior de Direitos Humanos e Trabalho do Pacto Global da ONU no Brasil, e Eduardo Vasconcelos, Diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Whirlpool para a América Latina.

17h | Um panorama dos primeiros 3 anos da Década do Oceano

Palestrantes: Marina Rodrigues, Coordenadora da Plataforma Água e Oceanos Pacto Global e Coordenadora de Sustentabilidade AEGEA, e Fernando Clark, mergulhador e autor apaixonado pelo oceano.

18h |  Atuação coletiva: um novo momento para investir em água e saneamento

Palestrante: Rubens Filho, Gerente de Água e Oceano do Pacto Global, e Édison Carlos, Presidente do Instituto Aegea.

19h | Consumo e Produção Sustentáveis + Gestão de Resíduos Eletrônicos

Palestrantes: Douglas Reis, Diretor de Assuntos Regulatórios & ESG da Whirlpool para a América Latina, e Marcos Albuquerque, Diretor da Katalizar.

20h | Energia Acessível e Limpa + Eficiência energética

Palestrante:Fernanda Rodrigues, Coordenadora de ESG da Eneva

31 de Outubro

16h | Tecnologia e inovação: perspectivas do futuro do trabalho e saúde mental

Palestrantes: Luigi Baricelli, ator, empresário e entusiasta da tecnologia, e Marines Artigas, Head de Gente e Cultura do Grupo NEST.

17h | Desafios e Oportunidades na jornada rumo à inclusão até 2030: Liderança em Foco

Palestrantes: Élysson Albuquerque, Auxiliar de integração socioeconômica em Roraima da OIM, Sônia Ribeiro, Fundadora CEPE, Leda Böger, Especialista em Gestão de Recursos Humanos.

18h | Cultura e Arte para a Sustentabilidade

Palestrantes:Sylvio Rocha, fundador da Tocha Produções, Alessandra Rocha, Bolshoi Joinville, Ivan Ciro Palomino, Ilustrador e Designer.

19h | A importância da educação de qualidade para um futuro melhor

Palestrantes: Laura Magalhães, Consultora internacional em Sustentabilidade, e Henrique Pereira, Coordenador Geral do “Atlas ODS Amazonas”.

20h | O que tem sido feito para acelerar ações para os ODS?

Palestrante: Daniel Cenci, professor