Início » JSE colabora com a Xpansiv no lançamento do mercado voluntário de carbono para aumentar as capacidades de crédito de carbono da África do Sul
Notícias Corporativas

JSE colabora com a Xpansiv no lançamento do mercado voluntário de carbono para aumentar as capacidades de crédito de carbono da África do Sul

A Bolsa de Valores de Joanesburgo (JSE) tem o orgulho de lançar um novo mercado de carbono em colaboração com a Xpansiv, a principal fornecedora de infraestrutura para mercados ambientais globais, sob uma entidade legal separada chamada JSE Ventures. Essa iniciativa inovadora de sustentabilidade permitirá que os participantes locais comprem ou vendam créditos de carbono e certificados de energia renovável mantidos em registros locais ou globais.

Os clientes poderão avançar em suas metas de sustentabilidade, pois terão acesso totalàfuncionalidade da plataforma global Xpansiv para negociação spot, leilões ou pedidos de cotações para compensações de carbono e certificados de energia renovável.

De acordo com o Atlantic Council, os mercados voluntários de carbono aumentaram quatro vezes entre 2020 e 2022, ultrapassando os dois mil milhões de dólares em valor – e os créditos africanos registaram um crescimento médio de 36% nos últimos cinco anos.*

“Há um foco global maior nos mercados de carbono e vimos isso como uma oportunidade de trazer uma solução inovadora para nossos participantes do mercado e, ao mesmo tempo, posicionar a África do Sul como um contribuinte significativo para a descarbonização”, disse Leila Fourie, CEO do JSE Group.

“Um aspecto empolgante de operar a infraestrutura dos mercados ambientais globais é a parceria com líderes como a JSE para possibilitar o crescimento de novos mercados na transição energética e apoiar eficientemente o financiamento climático”, disse John Melby, CEO da Xpansiv. “Estamos ansiosos para trabalhar com a excepcional equipe da JSE para fornecer prontamente um mercado de carbono e energia renovável de classe mundial na África e para permitir que novos produtos e iniciativas regionais prosperemàmedida que o continente aumenta sua ambição climática global.”

Formada em 2016, a Xpansiv é uma fornecedora líder de tecnologia de mercado ambiental, incluindo infraestrutura de registro, dados de mercado e plataformas de gerenciamento de portfólio.

A África do Sul é o décimo segundo maior emissor de carbono do mundo e tem uma necessidade crescente de acesso e fornecimento de créditos de carbono. Um mercado de carbono voluntário sul-africano acelerará a criação de projetos de compensação de carbono, ajudará a atenderàdemanda por créditos por parte dos emissores que buscam compensar suas emissões, aumentará o interesse de investimento no país e contribuirá significativamente para ajudar no crescimento da economia e melhorar as práticas de sustentabilidade.

“Esta iniciativa é adequada para participantes do mercado que identificaram compromissos claros de sustentabilidade, especialmente em direção ao carbono zero. Estamos ansiosos para interagir com eles na gama de ofertas ambientais da plataforma”, acrescenta Fourie.

“Nosso objetivo é promover a transparência em um cenário em evolução para o investimento ambiental. Esperamos fazer isso e, ao mesmo tempo, agilizar possíveis mecanismos de financiamento para esses projetos”, conclui Fourie.

FIM

*https://www.atlanticcouncil.org/blogs/africasource/through-carbon-markets-corporations-have-a-role-to-play-in-africas-development-they-should-take-it-seriously/

SOBRE A JSE

www.jse.co.za

Sobre a Xpansiv

Para obter mais informações, acesse Xpansiv.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Perguntas gerais sobre a JSE:

E-mail: info@jse.co.za

Tel: 011 520 7000

Contato de mídia da JSE:

Paballo Makhetha

Especialista em Comunicação

Tel: 011 520 7331 | Celular: 066 261 7405

E-mail: paballom@jse.co.za

Contatos de mídia da Xpansiv:

Peter Burton, Xpansiv, pburton@xpansiv.com

Cognito Media para a Xpansiv, xpansiv@cognitomedia.com

Fonte: BUSINESS WIRE