Início » São Paulo oferece passeios culturais para o Dia das Crianças
Notícias Corporativas

São Paulo oferece passeios culturais para o Dia das Crianças

Instituições da cidade abrem as portas no feriado com exposições lúdicas e divertidas para encantar os pequenos enquanto aprendem

Neste Dia das Crianças, as instituições culturais de São Paulo abrem as portas com programações e exposições que vão encantar toda a família. Para aproveitar o feriado, as crianças podem se divertir e aprender coisas novas em quatro instituições pela cidade, desde mostras lúdicas e interativas, até exposições mais tradicionais. 

Para as crianças que amam conhecer mais sobre os animais e a vida na terra, a exposição Planeta Inseto, permanente no museu do Instituto Biológico de São Paulo, é uma ótima pedida para descobrirem mais sobre o fantástico universo dos insetos. Dividido em sete salas principais, o espaço apresenta de forma leve a importância dos insetos para o equilíbrio da fauna e da flora, além de mostrar os detalhes de seu universo particular. 

Para aqueles que preferem aprender gastando energia e brincando, o Museu da Imaginação combina a diversão com o espaço completamente imersivo onde as crianças podem interagir com os objetos e conduzir as brincadeiras por meio da arte. Os dois mil m² do museu são divididos em duas grandes áreas: Lúdico, que privilegia o livre brincar e incentiva a imaginação; e o Expositivo, com exposições interativas que colocam as crianças em contato com artistas como Piet Mondrian, Claude Monet, Leonardo da Vinci e Vincent Van Gogh.  

Ainda pensando em brincadeiras, a exposição “Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses”, em cartaz na Japan House São Paulo, traz uma seleção de mais de 100 brinquedos populares entre as crianças japonesas, destacando alguns que fazem parte da infância de muitos brasileiros, como o Pula Pirata, a Hello Kitty e as Beyblades. Com entrada gratuita, os visitantes poderão observar o contexto histórico e estilo de vida das crianças no Japão, descobrindo as semelhanças e as diferenças entre as culturas. E para os pequenos que não conseguem manter as mãos longe dos brinquedos, uma área especial foi separada para que as crianças possam brincar e se divertir com eles. 

Já para quem gosta mais de um passeio pelos mundos da ciência, o Museu Catavento inaugura a exposição “Santos Dumont: entre máquinas e sonhos”, em celebração aos 150 anos do nascimento do inventor. A mostra terá réplicas em tamanho real dos aviões criados por Dumont: o 14-bis e o Demoiselle, além de um caça F-5 da aeronáutica brasileira e objetos e pertences do pai da aviação. Na mostra, as crianças poderão ver de perto a origem dos aviões, o funcionamento dos motores, além de participarem de oficinas para confecção de aviões de papel e uma simulação de um túnel de vento que explica a física por trás dos vôos. 

Serviço: 
Exposição “Planeta Inseto” 
Local: Museu do Instituto Biológico – Planeta Inseto – Av. Dr. Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana – São Paulo/SP 
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 16h 
Entrada gratuita. Mais informações pelo site 

Museu da Imaginação 
Local: Rua Ricardo Cavatton, 251, Lapa de baixo, São Paulo 
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h30 às 13h e das 14h às 17h30 
Entrada a partir de R$40. Mais informações pelo site.  

Exposição “Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses 
Local: Japan House São Paulo, 2º andar - Avenida Paulista, 52, São Paulo/SP  
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h 
Entrada gratuita. Reservas online antecipadas (opcionais): https://agendamento.japanhousesp.com.br/  

Exposição “Santos Dumont: entre Máquinas e Sonhos” 
Local: Museu Catavento – Av. Mercúrio, s/n – Parque Dom Pedro II – Centro – São Paulo/SP 
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h 
Entrada gratuita às terças-feiras. Demais dias, entrada a partir de R$15. Mais informações pelo site