Início » Cantor Renato Mesquita faz show em São Paulo
Notícias Corporativas

Cantor Renato Mesquita faz show em São Paulo

Apresentação marcará a estreia do cantor no estilo reggaeton com seu novo álbum

O cantor e compositor paulistano Renato Mesquita, representante da nova safra de artistas brasileiros, está investindo seus novos lançamentos no reggaeton, ritmo surgido no final dos anos 90 em Porto Rico, a partir de uma fusão de elementos do reggae, do dancehall e do hip hop. Neste sábado, dia 7, ele fará uma apresentação ao vivo em São Paulo.

O cantor e compositor, que reúne mais de 2,2 milhões de seguidores no TikTok começou no cenário musical de forma independente produzindo seus próprios trabalhos. Quase todos os artistas que chegaram ao patamar de Renato, apenas conseguiram se apresentar em palcos de grande e medio porte e participar nas paradas de sucesso como rádio e televisão após fechar uma parceria com alguma grande gravadora como EMI, Warner, Elektra Records e Atlantic Records. Mesquita, por sua vez, segue de forma independente, utilizando apenas as redes sociais para divulgar seu trabalho dentro e fora da internet.

No universo musical, esse fenômeno da ultilização de plataformas sociais tem sido cada vez mais comum: com o avanço da tecnologia, muitos músicos podem gravar e divulgar seu material online. Uma prática que tem funcionado com vários cantores é postar nas redes as chamadas músicas cover, versões de outros artistas com uma roupagem diferenciada, que acaba conquistando o público. O Artista agora realiza seu primeiro show completamente autoral em São Paulo com o repertorio fundamentado no estilo reggaeton.

No Brasil, o reggaeton se mesclou com outros estilos musicais, como o funk, o sertanejo e o pop. Essa fusão de ritmos resultou em um som único e autêntico, que atraiu um público diversificado e impulsionou o crescimento do gênero no país. 

O reggaeton se tornou presença garantida nas festas e baladas brasileiras, animando o público com suas batidas envolventes e letras cativantes. As músicas de reggaeton são frequentemente tocadas em casas noturnas e eventos, criando uma atmosfera animada e contagiante. “Em minha avaliação, o ritmo só tende a crescer no Brasil. Ele sempre foi usado por artistas de outros gêneros, desde o funk, como Nego do Borel, passando por nomes como Wesley Safadão e Pablo Vittar”, afirma Mesquita. Com novos artistas surgindo, gravadoras também começam a investir no gênero e parcerias entre artistas nacionais e internacionais se tornaram mais comuns, impulsionando a produção e divulgação do reggaeton brasileiro.

“Países tropicais sempre aderiram a esse som. Está em nosso sangue e nosso DNA.
Todas as noites posso ver de perto as casas cheias”, pontua ele. Em São Paulo, por exemplo, a festa itinerante Súbete e as casas noturnas Azucar Club Cubano e Velho Pietro são alguns dos espaços onde as pistas “fervem” com o ritmo.

Entre os próximos objetivos, o artista conta que espera continuar fortalecendo o reggaeton no Brasil: “Embora seja um estilo muito abraçado, [o reggaeton] ainda é pouco difundido no
cenário nacional, afinal muitos o confundem com funk ou pop”, finaliza.

 

Renato Mesquita em São PauloQuando: 7 de Outubro de 2023

Onde: Endereço. Rua Alberto Giosa, 320 Quinhaú, Embu das Artes, Estado de São Paulo 06803-280 Brasil

Ingressos: 1 Kg de alimento não perecível

Horários: 17h (abertura dos portões), 20h ­(Gabi Topázio) e 21h (Renato Mesquita)

Classificação: 14 anos. Menores podem entrar acompanhados de pais ou responsável