Início » Operação ‘Criança Segura’: Ipem-AM recolhe brinquedos irregulares comercializados em Manaus
Economia

Operação ‘Criança Segura’: Ipem-AM recolhe brinquedos irregulares comercializados em Manaus

FOTOS: Alexandre Vieira/Ipem-AM

Ação, iniciada na segunda-feira (02/10), já percorreu mais de 25 estabelecimentos com o objetivo de verificar se os brinquedos estão em conformidade com o Inmetro  

Com a chegada do Dia das Crianças, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM) deflagrou a operação “Criança Segura” para verificar se os produtos expostos no comércio atendem às normas de fabricação e comercialização do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A ação teve início na última segunda-feira (02/10) e segue até esta sexta-feira (06/10) em Manaus. 

Até o momento, 8 mil produtos foram verificados, mais de 1,5 mil itens retirados de circulação por apresentar irregularidades e 25 estabelecimentos visitados. 

Nesta quinta-feira (05/10), as equipes de fiscalização percorreram estabelecimentos localizados na zona Leste de Manaus. Em dois deles, foram apreendidos mais de mil produtos infantis com as seguintes irregularidades: itens com CNPJ não registrado, sem selo de certificação do Inmetro e com registro cancelado. 

O diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, explicou que a ação faz parte da operação nacional do Inmetro, com o intuito de garantir maior segurança e qualidade dos produtos oferecidos às crianças e consumidores em geral.  

“Nosso trabalho é orientar pais e consumidores em geral para que, na hora de adquirir brinquedos, observem a existência do selo do Inmetro no produto. Essa certificação garante que o mesmo passou por ensaios técnicos e está apto para ser comercializado. Além disso, é bom ficar atento quanto à faixa etária adequada para a criança e quanto às informações, em português, sobre as instruções de uso, montagem e eventuais riscos associados à criança”, ressaltou Renato Marinho. 

Os representantes dos estabelecimentos em que foram encontradas irregularidades terão prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM. Se a loja for reincidente, poderá ser penalizada com multa que varia de R$ 1 mil a R$ 1,5 milhão.

Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades devem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM, no telefone 0800 092 2020 e WhatsApp 99261-7143, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e pelas redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e Twitter – @ipemamoficial.