Início » Peixoto alerta sobre a importância do Julho Amarelo para prevenção às hepatites virais
Política

Peixoto alerta sobre a importância do Julho Amarelo para prevenção às hepatites virais

O vereador destaca a campanha que a Secretaria Municipal de Saúde realiza para combater o aumento de casos da doença 

O mês de julho é destinado ao combate e prevenção às hepatites virais, que só aqui em Manaus, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já registrou 136 casos só nos primeiros seis meses do ano. Se não tratada, a doença pode ser causa de cirrose, câncer de fígado e até levar à morte.

O vereador Peixoto (Agir) chama a atenção para que a população procure as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estão com a campanha “Julho Amarelo” com ações de vigilância, prevenção e controle. 

O parlamentar faz um apelo para que os manauaras busquem realizar os testes, já que a falta de conhecimento da doença é apontada por profissionais como o maior desafio.

“As hepatites são doenças silenciosas e de fácil contaminação, como por exemplo o uso de um alicate de unha ou até mesmo por alimentos e água infectada. Esta é a necessidade de procurar as UBSs da cidade e solicitar o teste, que é gratuito. Ao longo do mês de julho a Semsa promove a campanha para que a população possa acompanhar como está a sua saúde”, explica o vereador.

Hepatites Virais – É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Em Manaus, as formas mais comuns e graves da doença são causadas pelos tipos B, C e D, com transmissão pelo ato sexual sem proteção e pelo compartilhamento de seringas, escova de dente, lâmina de barbear, alicate de unha e outros objetos perfurocortantes, e também podem ser transmitidas na gestação e no parto. 

A maioria dos casos não apresentam sintomas e a principal forma de combate é a realização de testes rápidos. A Semsa disponibiliza o serviço em qualquer uma das mais de 190 unidades de saúde da rede municipal.

“A prevenção é sempre o melhor tratamento, por isso peço a todos os manauaras que busquem as Unidades Básicas e façam o teste. É rápido, simples e pode ajudar a salvar vidas”, destaca Peixoto.