Início » Escolas municipais participam da seletiva para a 5ª edição da Expocreati
Educação Manaus

Escolas municipais participam da seletiva para a 5ª edição da Expocreati

Com uma competição de robô sumô, dezoito escolas, da Prefeitura de Manaus, participaram, na manhã desta segunda-feira, 13/11, da seletiva para a 5ª edição da Exposição de Ciências, Robótica, Educação Ambiental, Tecnologia e Inovação (Expocreati). O evento aconteceu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na avenida Maceió, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital.  

Dessa disputa, quatro escolas do ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), serão classificadas para apresentação na Expocreati, que acontece de 22 a 24 de novembro.

O evento, organizado pela DDPM e Gerência de Tecnologias Educacionais (GTE), tem o objetivo de proporcionar aos estudantes, que participam do projeto do Clube de Linguagem e Programação e Robótica (Procurumim), oportunidade de treino para a competição.

“Esse evento só é possível acontecer, porque tem o apoio do prefeito David Almeida, da secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, e de todos os alunos e dos professores formadores do Procurumim. Todas essas pessoas trabalham em função dos nossos estudantes, que são as estrelas de tudo isso e, no decorrer da vida, não vão esquecer o que estão vivendo hoje”, disse o gerente da GTE, Austônio dos Santos.

A competição dos robôs acontece em cima de uma plataforma, onde um deve empurrar o outro para fora. De acordo com o coordenador do Procurumim, Regis Caria, os robôs seguem um padrão. “Antes de iniciar a robótica, os alunos estudam a programação. Depois desse período, eles iniciam formações em relação à robótica, onde também são preparados para desafios. Cada robô segue um padrão de largura, que é de 20×30, e peso, que pode ser até 1,5 quilo, para que não seja desproporcional de um robô para o outro na hora da disputa”, informou Regis.

O evento aconteceu com muita torcida das escolas.  A escola municipal Poeta Mário Miranda Quintana, no bairro Cidade Nova, zona Norte, foi representada pelo aluno Luiz Arcanjo Pereira, 10, do 4º ano. “Nós começamos a montar o robô no início deste mês. Antes de começar a disputa, estava muito nervoso, porém confiante. Quando vi que o robô adversário estava de lado, aproveitei para derrubar e ganhamos”, comentou um dos finalistas.

Já o aluno Francisco Belo, da escola municipal Francisca Mendes, no bairro São José 2, destruiu o robô do adversário. “Eu pensei em fazer a técnica que já estava treinando, mas, na hora, resolvi mudar e bati no robô, que caiu da plataforma e desmontou”, mencionou Francisco, que está confiante em participar da Expocreati.

Foram classificadas para a exposição as escolas Lili Benchimol, Tereza Rosa Aguiar Abtibol, Poeta Mário de Miranda Quintana e Francisca Mendes.