Início » Tecnologia auxilia em compliance de rede de ensino
Notícias Corporativas Tecnologia

Tecnologia auxilia em compliance de rede de ensino

Solução tecnológica utilizada por rede de ensino auxilia no cumprimento de regras, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e evita sanções que podem ser severas, especialmente aos segmentos que lidam com dados sensíveis, como a Educação.

Com a necessidade cada vez maior e obrigatoriedade pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) das empresas manterem suas informações protegidas, a adaptação nas empresas tem sido muitas vezes um desafio, especialmente as que lidam com dados sensíveis, como instituições de ensino. O investimento em compliance é uma realidade no setor, que aposta em soluções tecnológicas para evitar multas.

Além de informações da empresa, escolas armazenam dados pessoais dos alunos, dos pais, acadêmicas, entre outros, o que exige uma proteção rigorosa. O uso de tecnologias está cada vez mais presente na realidade escolar e auxilia o segmento no atendimento da legislação de proteção de dados.

Com sede em Recife (PE), a Rede Damas Educacional, que tem várias unidades, incluindo uma faculdade, buscou segurança e auxílio em uma tecnologia que concentra todo o monitoramento de dados de forma centralizada. “Caso ocorra qualquer problema na rede, já aparece um alerta. O sistema também indica se tem máquinas vulneráveis, quais ameaças e o que precisamos fazer”, diz Harison Reys Laurindo de Santana, analista de infraestrutura da rede.

A necessidade de proteção às empresas estimula o avanço na área de segurança digital. Uma empresa brasileira fabrica tecnologia que auxilia o setor educacional a atende às demandas da LGPD, com soluções em cibersegurança, traduzidas ao português e com suporte.

No Brasil, há uma empresa especializada em cybersecurity que investe mais de 12 milhões em pesquisa e desenvolvimento, possuindo parcerias com universidades para justamente atender às exigências desse mercado de proteção de dados. A BluePex® Cybersecurity é uma empresa certificada com o selo EED – Empresa Estratégica de Defesa, outorgada pelo Ministério de Defesa Brasileiro, que criou recursos, através da inteligência artificial, protegendo empresas e instituições contra ameaças cibernéticas.

A estratégia de segurança permite a verificação do funcionamento e gestão do antivírus, proteção da navegação, firewall; restringe acesso a sites e aplicativos indevidos, bloqueia o uso de pendrive nas estações; faz inventários de hardware e software, assim como o balanceamento de links de internet, detecta problemas com dispositivos e monitora servidores.

“A tecnologia de proteção avançada ajuda a mitigar qualquer risco, especialmente na correria da atividade da infraestrutura e segurança, que pode passar batido”, diz Harison, da Rede Damas Educacional. E-mails periódicos com orientações de correção também fortalecem a proteção.

Sobre a BluePex® Cybersecurity

A BluePex® Cybersecurity é uma empresa com mais de duas décadas de experiência na fabricação de tecnologia para o mercado de cibersegurança. É certificada com o selo EED – Empresa Estratégica de Defesa, do Ministério de Defesa do Brasil, e é pioneira ao receber o selo VB-100, na América Latina.