Início » Pavilhão Deca traz a água como referencial arquitetônico na CASACOR Rio
Notícias Corporativas

Pavilhão Deca traz a água como referencial arquitetônico na CASACOR Rio

Pavilhão Deca, de João Panaggio, propõem conexão entre indivíduo e arquitetura na CASACOR Rio

A Deca, patrocinadora master da CASACOR, interpreta a evolução das relações das pessoas com seus espaços por meio da água na CASACOR Rio. No Pavilhão Deca, de João Panaggio, e em outros 23 projetos assinados por profissionais, celebra 30 anos de parceria com a mostra tendo o objetivo de trazer inovações e referências do portfólio pautado no design para ver e viver.

O Pavilhão Deca tem 300m2  e usa a água como elemento central e divisor ao integrar e setorizar os espaços.  Regido pela conexão entre arquitetura e indivíduo, faz uso deste recurso natural em toda a sua extensão, reforçando os atributos e simbologias atemporais de força, limpeza e relaxamento tão presentes nas termas romanas.

Inspirado pelo design dos produtos, Panaggio criou o conceito do espaço a partir de uma variedade de linhas e acabamentos Deca, pensados para ambientes diversos. “Esse aspecto da peça como desenho é uma das coisas mais fortes na minha leitura da marca, onde o metal e a louça assumem uma postura de objeto de design. Quando se fala em detalhismo, o detalhe se manifesta como se cada produto tivesse uma personalidade”, ressalta o arquiteto.

Já na fachada principal, um grande muro em acabamento cimentício rústico – Estrusco Mocha da Castelatto -, conduz o caminho das águas, elemento que se apresenta de diferentes formas no espaço em um sistema que se retroalimenta. Com grandes vãos livres de pilares, a estrutura em bloco monolítico é cortada ao meio por uma extensa raia de piscina revestida pela Coleção Aqua da Portinari. A instalação atravessa todo o pavilhão e separa a área de convivência da área íntima. No teto, um rasgo acompanha esta raia como uma grande claraboia que favorece a presença de luz natural.

Na decoração, o uso de acabamentos em tons terrosos, tecidos crus e tramas naturais oferece maior integração entre a área interna e os jardins. A marcenaria, uma das referências do projeto, traz o MDF no padrão Nogueira Flórida da Duratex. Já o piso, recebe o tom de cinza com design marcado por leves nuances da Coleção Città da Portinari.

No lado direito, espaços voltados para momentos de autocuidado e relaxamento ganham a versatilidade estética e funcional dos lançamentos Deca. O quarto privilegia o acolhimento e a integração com a natureza presente. Na sequência, o SPA traz chuveiros de teto Aquamax em Dark Antracite, que se apresentam centralizados acima de uma base cercada de paisagismo abundante.

Uma extensa bancada revestida pela Coleção Mezzo da Portinari apresenta o clássico mármore travertino. Voltada para os cuidados pessoais, a estrutura concentra cubas Slim de sobrepor retangulares em Ébano Fosco, e bicas Deca You no formato quadrado. Os acionamentos para torneiras redondos, instalados ao lado direito das louças, criam uma paginação que foge do uso convencional.

No lado oposto, entre o living e a sala de poltronas, a cozinha exibe um estilo contemporâneo com a torneira Urban. A intensidade da paleta no ambiente é reforçada pelos tons escuros da coleção Audaz da Portinari, inspirada em pedras vulcânicas.

Na fachada oposta, o vão aberto para o jardim recebe na área externa um muro gabião – estrutura de pedras empilhadas e teladas em arame – que acomoda os produtos Deca. Nele, as cubas Inox redondas na cor Corten e as bicas da linha Deca You nos formatos Wave, Redonda e Quadrada, todas no acabamento Black Matte, se somam aos acionamentos redondos da mesma coleção na tonalidade Brown Matte. O espaço de 200m2, com paisagismo assinado por Catê Poli e Luis Porto, cria um cenário verde para o Pavilhão Deca, aproveitando a vegetação tropical existente e incorporando plantas  nativas da Mata Atlântica. Com areia no piso, traz uma sensação praiana para receber com aconchego os visitantes.

“Depois de uma vivência na Itália, onde a ideia da arquitetura relacionada com a água é muito presente, voltei ao Brasil no período de inscrições do Prêmio Deca. Finalista na edição 2019, pude trazer muito desse conceito, de maneira usual, ao desenhar uma casa com estas inspirações”, celebra João Panaggio. 

“Mantive uma relação muito próxima da marca. Deca incentiva profissionais desde o início da carreira, o que torna o segmento ainda mais diverso. Estar, aos 28 anos, assinando o maior espaço da CASACOR Rio, do patrocinador master, pode ser muito inspirador, uma prova de onde as pessoas podem chegar”, reforça Panaggio.