Segundo o site G1, uma pesquisa realizada por uma agência de pesquisa norte-americana e divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) revelou que o movimento de empresas em direção ao consumo responsável se tornou evidente.
Ademais, conforme os resultados de 2019, a preferência por adquirir produtos e serviços de empresas com práticas sustentáveis foi demonstrada por 87% da população brasileira, enquanto 70% dos entrevistados indicaram disposição para pagar um valor ligeiramente maior por esses produtos e serviços.
Medidas sustentáveis para um futuro verde
Uma das práticas mais adotadas pelas companhias, é a transição para uma economia de baixo carbono, reduzindo as emissões de gases causadores do efeito estufa. Essa transição possibilita uma vantagem competitiva, gerando negócios e produtos com menores emissões de carbo, segundo reportagem da EBC.
Outra ação que ganha destaque é o uso da energia solar, que se destaca como uma estratégia eficaz para reduzir o consumo de energia elétrica e os custos associados, gerando economia para indústrias e empreendimento. “É fonte de energia renovável que não impacta o meio ambiente”, como afirmado por Robert Fischer, sócio proprietário da Topsun Energia Solar, especializada em energia solar fotovoltaica distribuída (GD).
Outrossim, com o objetivo de assegurar o suprimento de materiais sustentáveis, diversas empresas estão estabelecendo colaborações com fornecedores alinhados a essa perspectiva. Tal como afirmado pelo site BipBrasil, a tríade composta por preço, prazo e qualidade já não atende às expectativas de consumidores, stakeholders e da sociedade em geral, os quais demandam informações mais detalhadas sobre a procedência de produtos e serviços.
Políticas de conscientização para um futuro sustentável
John Smith, especialista em liderança sustentável defende que o compromisso com a sustentabilidade deve começar no topo da hierarquia empresarial. “Os líderes e gestores são os responsáveis por disseminar os valores e ideias relacionados à sustentabilidade. Para que isso aconteça, eles precisam estar convencidos da eficácia das práticas sustentáveis” destaca.
Para Smith “Os gestores devem adquirir conhecimento específico sobre o assunto e entender como a sustentabilidade pode beneficiar a organização. Investir em treinamento e capacitação para os líderes é, portanto, uma estratégia comprovada para impulsionar a transformação sustentável”.
Portanto, para que as companhias alcancem um nível genuíno de sustentabilidade, a implementação de políticas de conscientização é basal. Em outras palavras, oferecer treinamentos corporativos é uma forma de colocar em prática a dimensão ambiental e social da sustentabilidade dentro do próprio negócio.