Início » Wilson Lima recebe convite da CBF para Amazonas ser subsede da Copa do Mundo Feminina de 2027
Esporte

Wilson Lima recebe convite da CBF para Amazonas ser subsede da Copa do Mundo Feminina de 2027

FOTOS: Diego Peres e Antônio Lima / Secom

 CBF vai candidatar o Brasil para receber o Mundial; Confederação considera o Amazonas protagonista na região Norte

O governador Wilson Lima recebeu, nesta sexta-feira (22/09), o convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que o Amazonas faça parte, como subsede, da proposta de candidatura do Brasil para sediar a próxima Copa do Mundo Feminina de Futebol, em 2027.

Wilson Lima destacou o potencial do Brasil, especialmente do Amazonas, para receber o evento. Segundo ele, o mundo tem voltado os olhares para a região amazônica e isso reforça a importância de Manaus e o Amazonas fazerem parte da candidatura do Brasil.

“A CBF está rodando o Brasil e colocando todas as regiões para ter um representante na participação desse evento. E aqui, na região Norte, o estado do Amazonas, a cidade de Manaus, foi a escolhida para entrar nessa disputa, levando em consideração a representatividade que tem a Amazônia, o olhar que está voltado do Brasil e também do mundo para essa questão da sustentabilidade”, avaliou Wilson Lima.

O governador ressaltou que o Amazonas está na rota de grandes eventos esportivos, ao ter recebido jogos da Copa do Mundo de 2014, das Olimpíadas de 2016, o Torneio Internacional de Seleções Femininas em 2021 e amistosos da seleção masculina. Ele  também falou sobre o incentivo ao futebol profissional feminino em sua gestão, que já ultrapassa os R$ 3 milhões.

Na ocasião, Wilson Lima recebeu da CBF um documento com as “garantias governamentais” exigidas pela Fifa e que será avaliado pelo Governo do Amazonas até outubro. Segundo a CBF, a proposta do Brasil será oficializada até dezembro e contará com 10 subsedes, incluindo Manaus. A previsão é que a Fifa anuncie o país escolhido até meados de 2024.

“Não faria nenhum sentido uma candidatura do Brasil para um evento como a Copa do Mundo Feminina 2027 da Fifa, sem contar com a participação da região Norte”, afirmou o secretário-geral da CBF, Alcino Rocha.

Participaram da reunião com o governador, além do secretário-geral da CBF; a consultora da candidatura Jacqueline Barros; o presidente da Federação Amazonense de Futebol, o deputado estadual Ednailson Rozenha; além do vice-diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), Adson Garcia.