Início » Clássico queijo meia cura é premiado na 6° Mundial do Queijo
Notícias Corporativas

Clássico queijo meia cura é premiado na 6° Mundial do Queijo

Clássico mineiro, o meia cura da Ipanema Queijos recebeu medalha de bronze em concurso mundial

O queijo Minas Meia Cura Ipanema foi premiado com medalha de bronze na 6ª edição do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos do Mundial de Queijo de Tours, na França. O concurso ocorreu entre 10 e 12 de setembro, e os vencedores foram anunciados

É a primeira vez que a Ipanema Queijos, tradicional empresa laticinista com 40 anos de atuação no mercado, participa do concurso francês, um dos principais eventos mundiais da categoria.

Tipicamente brasileiro e de origem mineira, o meia cura é um dos queijos mais apreciados no país. O produto da Ipanema é um queijo com características próprias, de sabor acentuado e aromático e textura de um queijo semiduro. O processo de produção é finalizado com a maturação por 30 dias em temperatura controlada.

“Lançamos o nosso meia cura 2022, após um longo período de desenvolvimento, até chegar no produto que consideramos ideal. Ficamos muito felizes com o reconhecimento pelos jurados. Estamos muito orgulhosos com este prêmio”, diz Fernando Menocci, diretor operações da Ipanema Queijos.

Nesta competição, 250 jurados analisaram 1640 queijos, sendo 288 produtos brasileiros dos estados de Minas Gerais, Bahia, Pará, Ceará, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Ao todo 81 foram premiados com medalhas – 17 de ouro, 23 de prata e 41 de bronze – 24 a mais que na última edição. O concurso avalia os queijos nos quesitos aparência, aromas, sabores, textura e equilíbrio.


O Mundial do Queijo de Tours acontece a cada dois anos e os brasileiros têm concorrido desde 2015. No ano passado a Ipanema Queijos também recebeu medalha de bronze na categoria “Requeijão de copo”, cremes de queijo e preparo lácteas no Mundial do Queijo que ocorreu no Brasil.