Início » Grupo Salta Educação lança instituto de bolsas de estudos
Notícias Corporativas

Grupo Salta Educação lança instituto de bolsas de estudos

Com o novo instituto, que vai abranger os dois programas de bolsas sociais do Salta Educação, o Elite Transforma e o Janelas Abertas, o grupo pretende ampliar ainda mais o alcance e o impacto desses programas, que já transformaram as vidas de centenas de estudantes Brasil afora

O Grupo Salta Educação está lançando o Instituto Salta, uma associação sem fins lucrativos que oferece bolsas de estudos a jovens de baixa renda. O Instituto nasce para somar forças entre os dois programas sociais do Grupo Salta, o Janelas Abertas e o Elite Transforma. O lançamento marca os 10 anos de história do grupo, com mais de 180 escolas espalhadas pelo país. O objetivo é imprimir a sinergia necessária para permitir uma abordagem abrangente e eficaz na promoção da inclusão educacional, um dos temas prioritários da estratégia ESG do grupo.

A organização pretende, com o novo instituto, ampliar o alcance e o impacto desses programas, levando educação de qualidade a jovens talentos em situação de vulnerabilidade social, oferecendo a eles a oportunidade de transformar suas vidas por meio da educação.

“Estamos reforçando nosso compromisso de deixar um legado positivo para a educação brasileira, contribuindo para que ela seja acessível e de qualidade”, destaca Jessica Cuptchik, vice-presidente de Gente & Gestão e Responsabilidade Social do Grupo Salta Educação.

Desde a sua fundação, o grupo vem atuando para moldar um futuro mais promissor para jovens estudantes, seguindo a sua crença de que a educação é a chave para a construção de uma sociedade mais equitativa e próspera. “O Instituto Salta representa uma evolução natural desse compromisso, reunindo dois programas notáveis que já vinham promovendo oportunidades educacionais para alunos de diferentes origens. Com essa iniciativa, ratificamos a nossa missão de investir em educação como uma forma tangível e sustentável de fazer a diferença nas vidas das pessoas e, consequentemente, na sociedade como um todo”, completa a head de Responsabilidade Social do Grupo Salta.

“Ao colocar dentro da sala de aula alunos com diferentes realidades sociais, trajetórias e visões de mundo, facilitamos a troca e o aprendizado entre eles. É com essa troca que as crianças aprendem a ter empatia, a se colocar no lugar do outro, a quebrar barreiras e preconceitos. E, não só respeitar, mas valorizar a diversidade. Todos ganham”, reforça Jessica.

Muito além das salas de aula

O Elite Transforma e o Janelas Abertas são programas de bolsas financiados por meio de doações, utilizando-se de fundos filantrópicos independentes para captação. Os programas são auditados anualmente, garantindo total transparência aos doadores. Hoje, o Grupo Salta é o maior apoiador dos fundos filantrópicos. O Programa de bolsas integrais da Rede Elite de Ensino, o Elite Transforma desponta como um elemento crucial na busca pelo acesso igualitário à educação de qualidade. Lançado em 2020, já tocou a vida de 65 alunos. Sua presença se estende por 10 unidades do Elite, no Rio de Janeiro e em São Paulo, abrindo portas para jovens talentos de diversas origens e circunstâncias.

O compromisso do instituto é impactar positivamente a vida dos alunos e de suas famílias, por isso, nos programas, a bolsa vai além da mensalidade. Também oferecem suporte em outros custos escolares como uniforme, alimentação, material e passeios e eventos pedagógicos. Além disso, garantem o acompanhamento psicossocial, contando com um time de psicólogas exclusivo para os alunos e familiares, por meio de atendimentos individuais e em grupos. Este mesmo time realiza reuniões recorrentes com a equipe pedagógica da escola, mapeando os principais desafios dos alunos e estruturando planos de ação em conjunto.

Com presença em cinco unidades educacionais (três no Rio de Janeiro, uma Brasília e outra em Recife), o Janelas Abertas, programa de bolsas da Escola Eleva, já proporcionou acesso à educação de qualidade a 110 alunos. O impacto se estende não apenas às salas de aula, mas também ao tecido social das comunidades onde atua, criando oportunidades de aprendizado e crescimento para estudantes que, de outra forma, poderiam enfrentar barreiras intransponíveis.

O programa oferece um suporte completo para que o aluno e sua família se sintam integrados e felizes na escola. Este suporte engloba custos financeiros, como mensalidade, uniforme, material didático, alimentação e, também, acompanhamento psicossocial por meio de atendimentos individuais e em grupo com as psicólogas e assistentes sociais exclusivas do programa.