Início » Kitesurfistas dão volta ao mundo retirando lixo dos oceanos
Notícias Corporativas

Kitesurfistas dão volta ao mundo retirando lixo dos oceanos

Para cada quilômetro velejado, será retirado um quilo de resíduo dos mares. O grupo já ultrapassou a marca de 44 mil km, equivalente a uma volta à Terra. A meta é completar duas voltas até o dia 24 de setembro.

O descarte de lixo e de águas poluídas nos mares é um dos principais desafios mundiais para a manutenção da biodiversidade marinha. Os atletas de esportes aquáticos têm realizado ações em defesa do bioma que abriga suas atividades. E desta vez, os kitesurfistas estabeleceram uma meta ousada: quebrar, pela terceira vez, o recorde de maior desfile de kitesurf do mundo. E, para tornar o desafio ainda mais impactante, estabeleceram que a cada quilômetro velejado, um quilo de resíduo será retirado do mar.

A missão teve início no dia 25 de agosto com o objetivo de registrar 44 mil quilômetros de velejo, distância equivalente a uma volta completa ao redor da Terra. Com a participação de esportistas de 12 países, que registraram os deslocamentos em uma plataforma online, a meta foi alcançada com uma semana de antecedência, então eles foram além: dar duas voltas à Terra e, consequentemente, recolher 88 toneladas de resíduos.

Toda a articulação será auditada pelo Guinness World Records no dia 24 de setembro na meca do kitesurf, a praia do Cumbuco, no Ceará. Rômulo Alexandre Soares, co-fundador do Winds For Future, movimento que lidera a ação, explica que o intuito é criar um movimento de alcance mundial. 

“Só existe um oceano, global e diverso. Não existe um planeta B, só existe esse em que vivemos, e temos que cuidar dele. Estamos transformando o recorde em uma ação do Ceará para o mundo, na qual qualquer pessoa, em qualquer parte da Terra, pode participar”, comentou Rômulo Alexandre.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que até 2030 estaremos vivendo a Década da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é unir esforços de todos os setores relacionados ao mar para reverter o ciclo de declínio na saúde dos mares e criar melhores condições para concretizar o desenvolvimento sustentável.

A busca pelo recorde mundial colabora com as metas do ODS 14, que tratam principalmente da redução da poluição, conservação da biodiversidade e ecossistemas, regulação da pesca e promoção das ciências marinhas.

“O poder do coletivo por propósitos verdadeiros é absolutamente incrível! Estamos muito felizes por termos alcançado os 44 mil km com uma semana de antecedência e, com isso, já termos garantido a retirada de 44 toneladas de lixo do oceano. Agora, queremos o dobro”, comemorou Mariana Zonari, co-fundadora do Winds for Future.

A largada para a Kiteparade inicia às 11h do dia 24 de setembro, na Vila do Mar, na Barra do Ceará, em Fortaleza. Os primeiros velejadores serão os campeões mundiais e cearenses Carlos Mário Bebê e Estefânia Rosa, que liderarão os participantes pela água por nove kitepoints diferentes, entre a Capital e a praia do Cumbuco. Durante todo o percurso, haverá barcos, jet skis e velejadores experientes, garantindo a segurança de todos os atletas. A expectativa é que os velejadores cheguem ao ponto final até às 15h. O anúncio oficial por parte do Guinness World Record será feito às 18h.

Para participar do movimento global e quebrar mais um recorde mundial, basta entrar no site www.kitefortheocean.com e fazer a inscrição. As inscrições e o velejo de kitesurf podem ser feitos em qualquer lugar do mundo para contabilizar quilômetros em troca de quilos de lixo retirados do Oceano, praias e estuários.