Início » Proposto pelo vereador Raiff Matos, PL da Semana Municipal Pela Vida avança na CMM
Política

Proposto pelo vereador Raiff Matos, PL da Semana Municipal Pela Vida avança na CMM

Projeto de Lei busca enfatizar a garantia da proteção integral à criança, antes mesmo do nascimento

Segue avançando na Câmara Municipal de Manaus o Projeto de Lei de autoria do vereador Raiff Matos (DC) que institui no Calendário Oficial da cidade de Manaus a Semana Municipal Pela Vida. O parecer favorável da 3ª Comissão de Economia, Finanças e Orçamento foi aprovado, nesta semana, pelo Plenário e a proposta seguiu para elaboração de parecer na 6ª Comissão de Saúde.  


A iniciativa do projeto é enfatizar a garantia da proteção integral à criança, antes mesmo do nascimento. Esse é um dever da família, da sociedade e do Estado e um direito da criança, conforme garante a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente. 


“Nosso objetivo é proteger a criança. Ela precisa ter todos os seus direitos preservados. É mais uma ação para defender as famílias em Manaus garantindo direitos primordiais, como o direito à vida”, afirmou o vereador. 


A proposta é que a Semana Municipal Pela Vida seja comemorada do dia 2 a 8 de outubro. O PL reforça que todas as crianças, antes mesmo de nascer, deverão estar salvas de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão 


“É importante aumentar a divulgação sobre direitos da infância. Listar benefícios como o acesso à nutrição adequada, à atenção humanizada na gravidez, no parto e no puerpério, além de atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)”, completou o vereador. 


A proposta do vereador Raiff Matos foi subscrita pelos vereadores Ivo Neto, Jander Lobato, João Carlos, Marcel Alexandre, Marcio Tavares, Peixoto, Rosivaldo Cordovil e Thaysa Lippy.