Início » AM Best Revê Perspectiva de Rating de Crédito de Emissor para Positiva; Afirma Ratings de Crédito da BTG Pactual Resseguradora S.A.
Notícias Corporativas

AM Best Revê Perspectiva de Rating de Crédito de Emissor para Positiva; Afirma Ratings de Crédito da BTG Pactual Resseguradora S.A.

AM Best revisou a perspectiva do Rating de Crédito de Emissor de Longo Prazo (ICR de Longo Prazo) para positiva, de estável, e afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de B++ (Bom) e o ICR de Longo Prazo de “bbb” (Bom) da BTG Pactual Resseguradora S.A. (BTG Re) (Brasil). A perspectiva do FSR é estável.

Os Ratings de Crédito (ratings) refletem a solidez do balanço patrimonial da BTG Re, o qual a AM Best avalia como muito forte, bem como seu desempenho operacional adequado, perfil empresarial neutro e gestão de risco empresarial apropriada.

A perspectiva revisada do ICR de longo prazo de estável para positiva reflete a expectativa da AM Best de que o BTG Re manterá a avaliação de balanço patrimonial mais forte no médio prazo,àmedida que a governança corporativa da holding continua a evoluir.

A BTG Re é uma resseguradora local no Brasil, atuando predominantemente no segmento de fianças no Brasil, na América Latina e, recentemente, em Portugal e Espanha, como parte de um acordo de fronting. Também recente é o ramo de negócios agrícola, que o BTG Re assume de sua principal empresa irmã, a TOO Seguros S.A. A holding da empresa, Banco BTG Pactual S.A. (BTG Pactual) [B3: BPAC11], fornece suporte operacional e recursos de gerenciamento de risco e seria capaz de fornecer liquidez, se necessário.

Nos últimos dois anos, a BTG Re realizou duas transferências significativas de carteira de perdas, o que aumentou materialmente o tamanho de seu balanço. A administração do BTG Re afirmou que essas transações foram oportunistas e o foco da empresa permanece o mesmo. Essas transferências de carteira de perdas expiraram e esgotaram-se completamente no final de 2022. A capitalização ajustada ao risco da BTG Re permanece no nível mais forte, conforme medido pelo Best’s Capital Adequacy Ratio (BCAR) da Best.

Os ratings da BTG Re também refletem o impacto do perfil de crédito do BTG Pactual e o ambiente macroeconômico e político desafiador e volátil no Brasil, que continua a dificultar a recuperação e a estabilidade significativas no país. Embora o Brasil tenha se recuperado da pandemia da COVID-19, persistem incertezas em relaçãoàsituação fiscal, agravadas pela volatilidade da inflação e das taxas de juros. O BTG Pactual tem apresentado melhora consistente em seus resultados e solidez de crédito ao mesmo tempo em que expande e diversifica suas operações; entretanto, os ratings da BTG Re são um tanto limitados pelo seu ambiente operacional doméstico.

A BTG Re mantém sólidos atributos autônomos em termos de desempenho operacional, incluindo baixos índices de perdas e despesas, e o mais forte nível de capitalização ajustada ao risco, conforme medido pelo BCAR. A BTG Re produziu lucros positivos desde o início, impulsionados pelos resultados de subscrição e rendimentos de investimentos. A BTG Re também se beneficia de um sólido programa de retrocessão que mitiga suas exposições de subscrição; a retenção de resseguros da empresa permanece baixa. A análise da AM Best sobre a BTG Re se beneficia da expertise do BTG Pactual, decorrente de seu longo track record com um portfólio de grandes empresas.

A AM Best continua monitorando a solidez do balanço patrimonial, o desempenho operacional, a capitalização ajustada ao risco e a execução de seu produto e expansão geográfica da BTG Re, juntamente com o perfil de crédito de sua holding.

Ações de rating positivas poderão ocorrer se o perfil de crédito da holding final, o BTG Pactual, continuar a melhorar, apoiado por uma estrutura de governança corporativa mais robusta no grupo. Ações de rating negativas poderão acontecer se ocorrer uma deterioração no seu perfil de negócios devidoàvolatilidade na economia do país, o que poderia afetar o seu desempenho.

Este comunicado de imprensa refere-se às classificações de crédito que foram publicadas no website da AM Best. Para todas as informações deste comunicadoàimprensa e as suas divulgações relevantes, incluindo os dados do escritório responsável pela emissão de cada uma das classificações individuais referenciadas neste comunicado, por favor visite a ComunicadosàImprensa da AM Best.

Para obter mais informações sobre o uso e as limitações das opiniões declassificação de crédito consulte o Guia para as Classificações de Crédito da Best. Para obter informações sobre o uso adequado dos Ratings de Crédito da Best, Avaliações de Desempenho da Best, Avaliações Preliminares de Crédito da Best e comunicadosàimprensa da AM Best, por favor consulte o Guia para Uso Adequado de Ratings & Avaliações da AM Best.

AM Best é uma agência global de classificação de crédito, editora de notícias e provedora de análise de dados especializada na indústria de seguros. Sediada nos Estados Unidos, a empresa faz negócios em mais de 100 países, com escritórios regionais em Londres, Amsterdã, Dubai, Hong Kong, Cingapura e Cidade do México. Para mais informações, visite www.ambest.com.

Contato:

Ricardo Rodríguez

Analista Financeiro

+52 55 1102 2720, ramal 139

ricardo.rodriguez@ambest.com

Christopher Sharkey

Diretor Associado de Relações Públicas

+1 908 882 2310

christopher.sharkey@ambest.com

Alfonso Novelo

Diretor Sênior, Análise

+52 55 1102 2720, ramal 107

alfonso.novelo@ambest.com

Al Slavin

Especialista Sênior de Relações Públicas

+1 908 882 2318

al.slavin@ambest.com

Fonte: BUSINESS WIRE