Início » Novas imagens revelam Nebulosa do Anel com detalhes inéditos; confira
Destaque Geral

Novas imagens revelam Nebulosa do Anel com detalhes inéditos; confira

O Telescópio Espacial James Webb revelou novos retratos coloridos da icônica Nebulosa do Anel

As novas imagens capturam os detalhes complexos da nebulosa planetária, uma enorme nuvem de gás e poeira cósmicos que abriga os restos de uma estrela moribunda.

As duas imagens foram tiradas em diferentes comprimentos de onda de luz infravermelha, invisível ao olho humano, por meio de instrumentos do observatório espacial. Webb capturou anteriormente uma perspectiva diferente da Nebulosa do Anel, bem como da Nebulosa do Anel do Sul, de aparência semelhante.

Uma favorita de longa data dos astrônomos, a Nebulosa do Anel tem sido estudada há anos devido à sua observabilidade e à visão que pode fornecer sobre a vida das estrelas. Ela está localizada na constelação de Lyra, a mais de 2 mil anos-luz da Terra, mas em noites claras durante o verão, os observadores do céu que usam binóculos podem vê-la.

As nebulosas planetárias, que não têm nada a ver com planetas apesar do nome, geralmente têm uma estrutura arredondada e receberam esse nome porque inicialmente se assemelhavam aos discos a partir dos quais os planetas se formam quando o astrônomo francês Charles Messier as descobriu pela primeira vez em 1764.

Messier e o astrônomo Darquier de Pellepoix descobriram a Nebulosa do Anel em 1779.

Algumas nebulosas são berçários estelares onde nascem as estrelas. A Nebulosa do Anel foi criada quando uma estrela moribunda, chamada anã branca, começou a espalhar suas camadas externas para o espaço, criando anéis brilhantes e nuvens de gás em expansão.

“Como último adeus, o núcleo quente agora ioniza, ou aquece, esse gás expelido, e a nebulosa responde com uma emissão colorida de luz”, escreveu Roger Wesson, astrônomo da Universidade de Cardiff, em uma postagem no blog da Nasa sobre as últimas observações de Webb da Nebulosa do Anel. “Isso levanta a questão: como uma estrela esférica cria estruturas não esféricas tão complexas e delicadas?”

O ministério do arco da nebulosa

Wesson e sua equipe internacional, chamada ESSENcE, que significa Evolved StarS and their Nebulae in the JWST Era, usaram a câmera de infravermelho próxima e o instrumento de infravermelho médio de Webb para capturar detalhes sem precedentes que poderiam ajudá-los a entender mais sobre como as nebulosas planetárias evoluem ao longo do tempo.

“A icônica estrutura em anel brilhante da nebulosa é composta por cerca de 20 mil aglomerados individuais de gás hidrogênio molecular denso, cada um deles tão massivo quanto a Terra”, escreveu Wesson. Fora do anel estão características pontiagudas proeminentes que apontam para longe da estrela moribunda, que brilham em luz infravermelha, mas eram apenas vagamente visíveis em imagens anteriores obtidas pelo Telescópio Espacial Hubble.

A equipe acredita que os picos são de moléculas que se formam nas densas sombras do anel.

As imagens tiradas com o instrumento Mid-Infrared, também chamado MIRI, forneceram uma visão clara e nítida de um halo fraco fora do anel.

“Uma revelação surpreendente foi a presença de até dez características concêntricas regularmente espaçadas dentro deste halo tênue”, escreveu Wesson.

Inicialmente, a equipa pensou que os arcos observados se formavam à medida que a estrela central libertava as suas camadas exteriores ao longo do tempo. Mas graças à sensibilidade de Webb, os cientistas acreditam agora que algo mais pode ser responsável pelos arcos dentro do halo.

“Quando uma única estrela evolui para uma nebulosa planetária, não há nenhum processo que conheçamos que tenha esse tipo de período de tempo”, escreveu Wesson. “Em vez disso, estes anéis sugerem que deve haver uma estrela companheira no sistema, orbitando tão longe da estrela central como Plutão está do nosso Sol. À medida que a estrela moribunda se desfazia da sua atmosfera, a estrela companheira moldou o fluxo e o esculpiu.”

Veja fotos:



CNN Brasil