Início » Atriz do Amazonas, Valentina Marques estreia em Cangaço Novo
Notícias Corporativas

Atriz do Amazonas, Valentina Marques estreia em Cangaço Novo

Atriz de 12 anos interpreta a personagem Dinorah menina, na série da ‘Amazon Prime'

A série brasileira Cangaço Novo é a mais nova produção original do Prime Video a estrear em 240 países. Com um enredo que mistura drama e ação, a série traz no elenco a atriz Valentina Marques . Descoberta no Amazonas, atriz vive com os pais em Presidente Figueiredo-AM, no interior e, comemora que a estreia na série brasileira mostra que é possível realizar sonhos.

Valentina interpreta Dinorah na fase da infância em ‘Cangaço Novo’. A personagem é irmã de Ubaldo Vaqueiro (Allan Souza Lima), um bancário de São Paulo que descobre suas raízes no sertão do Ceará. No enredo, Dinorah cresce e passa a ser integrante de uma gangue de ladrões de banco. Na fase adulta, a personagem é interpretada por Alice Carvalho, conhecida por seu papel em ‘Segunda Chamada’.

A atriz revela que fazer parte de uma produção em uma das principais plataformas de streaming do mundo como a do Prime Video é um sonho realizado. “Estar em um projeto como ‘Cangaço Novo’ é algo especial para qualquer ator ou atriz. O teatro me ensinou que o verdadeiro artista é aquele que entrega o melhor de si, independentemente, de ser um figurante ou protagonista. Eu sou muito grata por dar vida a Dinorah, junto com Alice Carvalho”, comenta.

A série traz como pano de fundo o novo cangaço, nova onda de violência e roubos a banco em pequenas cidades do interior do país. A maioria das cenas foi gravada na Paraíba, terra natal da atriz. Além do desafio artístico, os trabalhos ocorreram durante o período de pandemia, adicionando um nível extra de complexidade e responsabilidade. Ela conta que o processo de cada viagem com a mãe – do coração da Amazônia até o sertão – foi “uma jornada de superação, repleta de determinação e resiliência e que o apoio incondicional de toda equipe da série foi incrível”.

Valentina ainda destaca que, para além da estreia de ‘Cangaço Novo’, tem grandes aspirações para o futuro. O maior sonho da atriz é fazer um filme em Hollywood. “Eu me inspiro na trajetória de artistas como Maísa, um testemunho inspirador de como a paixão, o esforço e a dedicação podem transformar uma jovem talentosa em uma estrela ascendente nas telas”, revela.

Início da carreira

Valentina iniciou no universo artístico aos seis anos. Ela conta que tudo começou por acaso, durante uma volta por um shopping de Manaus, capital do Amazonas, a atriz lembra que recebeu o cartão da companhia de teatro Casa de Artes Trilhares enquanto passeava no centro de compras e que esse momento mudou sua vida.

“Eu pedi a meu pai para estudar lá e, desde então, são mais de seis anos de história, percorrendo um total de 1 mil quilômetros todos os meses, entre Presidente Figueiredo e Manaus, para estudar teatro e me apresentar nos espetáculos”, recorda.

Apaixonada pela arte, Valentina tem sido muito elogiada por diretores, produtores e colegas do meio artístico, apesar da pouca idade, já atuou em séries, web séries, filmes, musicais e espetáculos em teatros renomados, dentre eles o Teatro Amazonas. O primeiro trabalho nacional da carreira foi a série ‘Já Não Sou Eu Quem Vive’, lançada em 2020 no streaming Feliz7play.

A artista, traz no currículo 4 prêmios nacionais, dentre eles o de melhor atriz no Prêmio Jorge Fernando em 2022 e Festival Nacional de Monólogos em 2021. Ela também é modelo, apresentadora e repórter mirim. Mais sobre Valentina Marques no perfil @valentinamarquesoficial. 

Cangaço Novo

Produzida pela O2 Filmes, ‘Cangaço Novo’ conta a história de Ubaldo Vaqueiro, um bancário de São Paulo que descobre suas raízes no sertão do Ceará, onde tem duas irmãs: Dinorah, integrante de uma gangue de ladrões de banco, e Dilvânia, líder de um grupo ligado ao pai falecido. Ubaldo se vê envolvido em sua herança, história familiar e se torna o improvável líder de um grupo de “cangaceiros”, enfrentando desafios internos e externos, incluindo valores e ética pessoal.

A jornada de Ubaldo explora a transformação de bancário a líder de gangue, enquanto enfrenta bandidos, policiais corruptos e dilemas éticos. ‘Cangaço Novo’ tem oito episódios na primeira temporada. A trama tem direção de Fabinho Mendonça e Aly Muritiba.