Início » Prêmio “Território Criativo” reconhecerá experiências culturais em MG
Notícias Corporativas

Prêmio “Território Criativo” reconhecerá experiências culturais em MG

Trabalhos, que tiveram impacto positivo ou ganho econômico no estado, podem ser inscritos até o dia 20 de setembro

As inscrições para o prêmio “Território Criativo” foram lançadas, na última sexta-feira (25/08), durante a primeira fase do V Seminário de Economia da Cultura realizado em Uberlândia-MG. Os interessados em participar da premiação podem inscrever, entre o dia 26 de agosto e 20 de setembro deste ano, os trabalhos por meio do link disponível na internet, onde também está disponível o regulamento de participação.

O prêmio é o único do interior de Minas Gerais que tem como objetivo reconhecer experiências em que o uso de “tecnologias artístico-culturais” resultou em algum tipo de impacto positivo ou ganho econômico, entendendo economia para além aspecto unicamente financeiro, como a ciência da gestão de recursos.

Para concorrer ao prêmio, podem ser inscritos ações, projetos, pessoas ou instituições de 90 cidades mineiras, que têm a cobertura da TV Paranaíba, emissora do Grupo Paranaíba, parceiro do Seminário de Economia da Cultura. “Serão quatro categorias: Singularidade Artística, Inovação e Solução, Arranjo Produtivo e Transversalidade. Estamos abrindo a oportunidade para que artistas de Minas Gerais e produtores culturais possam inscrever seus projetos, tendo em vista um reconhecimento que é inédito na área”, informa o diretor da Balaio do Cerrado Produtora, Rubem dos Reis, responsável pela organização do V Seminário de Economia da Cultura e pela condução do prêmio.

O V Seminário de Economia da Cultura será realizado em conjunto com a XII Semana da Cultura Popular. Os eventos são promovidos pela Balaio do Cerrado Produções, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio da TS Trim do Brasil e contam com o apoio do Grupo Paranaíba (que contempla a TV Paranaíba, afiliada Record TV, além da Paranaíba FM e Educadora 90.9) e o Sebrae Minas.

Para o superintendente do Grupo Paranaíba, Rogério Silva, neste momento de altíssimo estímulo de investimento ao setor cultural, o Grupo Paranaíba sente-se feliz em poder apoiar a realização desse prêmio. “Cremos firmemente na qualidade das inscrições e na escolha dos melhores trabalhos em cada categoria. A comunicação em Uberlândia e todo o entorno do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba é dinâmica e, por certo, nosso papel é dar fluidez e atrair máximo possível de atenção para a causa”, declarou.

Na avaliação de Rubem dos Reis, esse prêmio inédito vem para incentivar ações culturais que contribuem para a economia da cultura. “Será um reconhecimento de muitas atividades que fazem a economia girar, geram empregos e nem sempre são valorizadas nesse sentido. Uma maneira também de a sociedade perceber que ações culturais têm um peso importante no mercado e colaboram na distribuição de renda social”, comenta.

O troféu

O vencedor do prêmio “Território Criativo”, além de conquistar o reconhecimento inédito na área, receberá uma premiação no valor de R$ 3.000,00 e um troféu estilizado, que foi desenvolvido pelo artista mineiro plástico Fauster Martins. Inspirado numa conjugação entre abstração e figuração; entre o pensamento criativo e o executável, e o concreto, o artista pensou no formato de um balaio de bambu. “Esse objeto tradicional e típico da artesania foi abstraído a uma fragmentação. A trama condensa conceitos que são também atitudes necessárias na nossa reformulação social. Há necessidade urgente de nos tornarmos mais maleáveis, dinâmicos, flexíveis e articulados, no campo social, cultural e artístico. Nesse sentido, o troféu simboliza as iniciativas valorizadas e cultivadas no V Seminário de Economia da Cultura”, explica.

Seleção

Os vencedores do prêmio serão conhecidos na segunda etapa XII Semana da Cultura Popular e V Seminário de Economia da Cultura programados para os dias 26 e 27 de outubro deste ano.

Serviço:

O quê: inscrições para o prêmio “Território Criativo”

Quando: 26 de agosto a 20 de setembro de 2023

Quem: ações, projetos, pessoas ou instituições de 90 cidades mineiras

Link para as inscrições