Início » Lula diz que agora Brics podem fazer reunião com G7 “em condições de superioridade”
Brasil

Lula diz que agora Brics podem fazer reunião com G7 “em condições de superioridade”

Bloco passa a ter 36% do PIB mundial com a entrada de Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (26), em conversa com repórteres em Angola, que, após a entrada de seis novos países nos Brics, o bloco pode fazer uma reunião com o G7 em condições de superioridade.

“Agora, você pode fazer uma reunião dos Brics com o G7 em condições de superioridade porque o PIB na paridade de compra os Brics tem mais. Os Brics agora representam 36,7% do PIB de paridade de compra, o G7, 29%. Então as condições geopolíticas para você negociar muda, e você negocia em conjunto”, disse.

O presidente ainda destacou que com a expansão dos Brics, “o mundo fica mais equilibrado nas discussões geopolíticas”.

Na quinta-feira (24), os líderes do bloco, composto por Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul, convidaram oficialmente Arábia SauditaArgentinaEgitoEmirados ÁrabesEtiópia e Irã para serem membros plenos dos Brics.

Lula defenda reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em seu discurso, Lula defendeu uma reforma no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

“A ONU de 2023 está longe de ter a mesma credibilidade da ONU de 1945. O Conselho de Segurança, que deveria ser a segurança da paz e da tranquilidade, é o que faz a guerra sem conversar com ninguém. A Rússia vai para a Ucrânia sem discutir no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos vão para o Iraque sem discutir no Conselho de Segurança. A França e a Inglaterra vão invadir a Líbia sem passar pelo Conselho de Segurança”, disse.

“Ou seja, quem faz a guerra, quem produz arma, quem vende armas são os países do Conselho de Segurança. Está errado.”

Informação CNN