Início » Quatro vantagens no uso de nobreaks na época de tempestades
Notícias Corporativas

Quatro vantagens no uso de nobreaks na época de tempestades

Temporada de chuvas intensas demanda maior proteção de equipamentos eletrônicos contra surtos de energia

Dados de 2022 do Grupo de Eletricidade Atmosférica Brasil (ELAT) apontam que o país é o com maior incidência de raios do mundo. São cerca de 77,8 milhões de descargas elétricas registradas de Norte a Sul. De gamers às empresas, passando por profissionais que seguem o modelo de trabalho remoto, todos estão suscetíveis aos prejuízos causados por raios e chuvas fortes como a interrupção de energia elétrica. Os problemas podem ser desde a paralisação da atividade pela falta de energia elétrica à equipamentos queimados. 

O gerente sênior vendas de IT Channel & Commercial Industrial da Schneider Electric, Anderson Santos, destaca que, para evitar prejuízos diante desse cenário inevitável, é primordial contar com nobreaks ou UPS (Fonte de Energia Ininterrupta, na sigla em inglês), tanto em ambientes residenciais quanto comerciais. Abaixo, o executivo lista quatro vantagens do uso desses aparelhos, principalmente, durante a temporada de chuvas intensas: 

Conectividade estável: quem usa nobreak, tem maior tempo de vida útil dos eletrônicos, energia limpa, proteção e estabilidade elétrica. “Isso porque sua principal função é garantir que, caso ocorra uma interrupção de eletricidade, os aparelhos eletrônicos não tenham um curto-circuito. E, ainda, garantem conectividade por mais um tempo até que a energia seja restabelecida”, explica. 

Proteção patrimonial: por evitar que os eletrônicos queimem, os UPS também protegem a empresa, profissionais em home office ou mesmo gamers de prejuízos financeiros com o conserto ou compra de novos equipamentos, além da perda de dados em datacenters e produtividade da operação, o que também resulta no aumento de custos não previstos.  

Continuidade de serviço: segundo o executivo, apesar dessa vantagem estar relacionada com a conectividade estável, a não interrupção de uma atividade por falta de energia elétrica é extremamente essencial em lojas, fábricas ou mesmo uma operação crítica, como a UTI de hospital, que não pode ter seus aparelhos desligados nem por um segundo. 

Segurança: os nobreaks também garantem a segurança física das instalações e sistemas como um todo. “Câmeras, controles de acesso e outros dispositivos eletrônicos não funcionam sem energia elétrica e deixam os ambientes fisicamente vulneráveis, por isso, os UPS também são vantajosos nesse sentido”, informa. 

Por fim, Santos destaca que, as mudanças climáticas devem continuar causando eventos extremos e inéditos, por isso a importância de se antecipar na proteção de equipamentos eletrônicos.