Início » Em fase difícil, Manaus FC pode ser rebaixado para Série D
Destaque Esporte

Em fase difícil, Manaus FC pode ser rebaixado para Série D

Manaus Futebol Clube (FC) tem pela frente uma difícil e quase impossível missão: continuar na Série C do Brasileirão em 2023. Isso porque o Gavião do Norte é o 17º na tabela de classificação, que conta com 20 times. Enquanto os oito melhores colocados avançam para a segunda fase, os quatro piores são rebaixados.

A 19ª rodada, a última da primeira fase da competição, acontece neste sábado (16), no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).

Na capital de Santa Catarina, o time amazonense enfrentará o Figueirense. Os dois times correm o risco de rebaixamento, porém, a situação do Manaus FC preocupa mais, pois tem 92,7% de probabilidade de rebaixamento.

Luta pela classificação

O Gavião do Norte teve a oportunidade de escapar do rebaixamento nos dois últimos jogos, em casa, contra o Remo e o Floresta, mas acabou apenas com o empate em 1 a 1 e 0 a 0. O time poderia ter conquistado seis pontos, mas acabou somando apenas dois pontos (um por cada empate).

Manaus FC tem apenas 19 pontos e, em caso de vitória, ganha três pontos e vai a 22.

Os três últimos times na tabela: América-RN, Altos e Pouso Alegre têm, nesta ordem, 19, 13 e 12 respectivamente. Desses, apenas o América-RN tem chances de sair do rebaixamento.

Em caso de empate, o Manaus FC ganha um ponto e chega a 20, mas empata com o número de pontos do Floresta, que atualmente ocupa a 16ª posição na tabela de classificação.

No desempate, o Floresta leva a melhor, pois o time tem 4 vitórias, 8 empates e 6 derrotas, enquanto o Manaus FC tem 5 vitórias, quatro empates e 9 derrotas.

A desvantagem do Gavião para 16º colocado é justamente no número de empates e derrotas.

Então, o Gavião entra em campo com um único objetivo: vencer o Figueirense por qualquer que seja o placar e torcer para o Floresta empatar ou perder.

Com a vitória, o Gavião do Norte chega a 22 pontos, o Figueirense, que joga a última rodada contra o Manaus FC, fica com seus 21 pontos; enquanto o Floresta, em caso de vitória, vai a 23 pontos ou pode chegar a 21 se arrancar um empate.

Em caso de empate com o Figueirense, o Manaus FC dá adeus à Série C, pois mesmo que o Floresta empate, o time nortista não avança em posição. Pelo contrário, em caso do empate entre Floresta e América-RN, ambos emplacam um ponto. Com isso, o América-RN chega a 20 pontos, ultrapassando os 19 conquistados pelo Manaus FC até aqui.

Ranking da CBF

Na última atualização do Ranking Nacional de Clubes (RNC), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgado em janeiro de 2023, o Manaus FC ocupa a 49ª posição.

Em 2022, o time figurou na 55ª posição, enquanto que, em 2021, o Gavião do Norte apareceu na 63ª colocação.

Desde que conquistou a vaga na Série C, a pior colocação do Manaus FC foi a 89ª em 2020.

Manaus FC iniciou a temporada deste ano em sua melhor fase no ranking. Mas, em caso de rebaixamento, deve despencar algumas posições no ranking em 2024.

O RNC é um sistema de classificação dos clubes que disputam as competições nacionais (Séries A, B, C e D e Copa do Brasil).

É por meio desse ranking que a CBF distribui as vagas da Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Copa Verde e Série D – e é também através desse ranking que é feita a separação dos potes da Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Copa Verde, bem como são determinados os grupos de cotas das Copas do Brasil, Nordeste e Verde.

Observatório Manaus.