Início » PL garante reserva de vagas para vítimas de violência em empresas participantes de editais no AM
Política

PL garante reserva de vagas para vítimas de violência em empresas participantes de editais no AM

Está tramitando na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei nº 746/2023 que estabelece a reserva de vagas para vítimas de violência como critério em editais de licitação para contratação de empresas que irão prestar serviços ao governo. O PL é de autoria da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro  Reis (Republicanos). 

A medida visa possibilitar que mulheres, que já sofrem ou sofreram algum tipo de violência,  conquistem a autonomia financeira para que possam sair dos ciclos de violência. Dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) apontam que o Amazonas registrou mais de 4,6 mil casos de violência contra a mulher em 2022.

“Os números são alarmantes no nosso estado, mas não basta apenas registrar. Temos que agir também para ajudar essas mulheres. A dependência financeira ainda é uma das questões que mais inibem as vítimas a denunciarem e saírem do ciclo de violência. Portanto, o trabalho remunerado tem papel fundamental na emancipação dessa mulher e esse PL vem a ampliar essa oferta de emprego para essas vítimas”, afirmou a deputada. 

O texto da norma legislativa prevê que os editais de licitação do Governo do Amazonas que visem a contratação de empresas para prestação de serviços, continuados ou terceirizados, tenham a cláusula estipulando reserva de vagas para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. 

Os contratos deverão ter o percentual mínimo de 5% das vagas para mulheres, desde que envolva 30 ou mais trabalhadores, atendida a qualificação profissional necessária. O projeto ainda esclarece que este percentual não é cumulativo com outros percentuais previstos. 

Além disso, as identidades das vítimas serão mantidas em sigilo pelas empresas sendo vedado qualquer discriminação por isso.