Início » Logística pode diminuir desperdício de alimentos
Notícias Corporativas

Logística pode diminuir desperdício de alimentos

Principais desafios do setor incluem melhores condições de transporte e armazenamento

O Boston Consulting Group (BCG) publicou um estudo sobre o desperdício mundial de alimentos. De acordo com o levantamento, um terço dos alimentos produzidos no planeta não são bem aproveitados. O desperdício acontece em todas as etapas pelas quais passam os produtos, em especial nos países de baixa e média renda.

Os pesquisadores estimam que se a situação continuar progredindo como está hoje, cerca de 2,1 bilhões de toneladas de comida serão perdidas ou desperdiçadas até 2030 – o equivalente a 1,5 trilhão de dólares, enquanto um décimo da população estará passando fome.

Para evitar o agravamento da situação, a BCG alerta para a necessidade de maior cooperação entre produtores e processadores da matéria-prima, assim como melhores técnicas de armazenamento, impedindo que os produtos estraguem antes de chegar aos supermercados. As soluções passam ainda pela capacitação do produtor agrícola para melhorar o manejo e a colheita, pela agilidade no transporte do centro de distribuição para a loja e pela revisão dos processos internos para encontrar gargalos.

Logística pode ser um diferencial competitivo

Diante do grande crescimento da população mundial nas últimas décadas, as empresas voltadas a prover produtos agroindustriais buscam, constantemente, aumentar as suas capacidades produtivas para atender tal demanda. Ao mesmo tempo, os desafios do setor alimentício incluem medidas que consigam minimizar as perdas durante o processo de distribuição.

Segundo o diretor da divisão logística do Grupo GPS, Jazeel Santos, a logística desempenha um papel fundamental para otimizar o fluxo de alimentos e garantir que eles sejam distribuídos e consumidos de forma mais sustentável, desde a produção até o consumo final, minimizando o desperdício ao longo de toda a cadeia. Os produtos agroindustriais de baixo processamento, por exemplo, geralmente têm o prazo de validade reduzido, tornando os processos logísticos de armazenagem e transporte fundamentais para a competitividade e a saúde do negócio”, declara.  

De acordo com Jazeel Santos, o Grupo GPS tem como meta auxiliar as empresas do setor agroindustrial com soluções para os desafios acima relatados, apoiando-as com o emprego de tecnologias da indústria 4.0, bem como com métodos e processos por meio de benchmarking – estratégia que busca otimizar o desempenho e adotar as melhores práticas de outros ramos industriais mais desenvolvidos.

Na logística 3PL, também conhecida como logística terceirizada, os operadores são responsáveis pelo transporte e armazenagem e, por sua vez, pela gestão e organização de ambas as atividades. Diversas estratégias logísticas podem ser usadas para reduzir o desperdício de alimentos e maximizar o aproveitamento dos recursos disponíveis. Algumas delas incluem planejamento de demanda; gestão de estoque; controle da qualidade e tecnologia e inovação.

O uso de tecnologias avançadas, como sensores inteligentes, rastreamento por GPS e aplicativos móveis, pode aprimorar a eficiência da logística, facilitando a comunicação entre produtores, varejistas e consumidores, bem como a detecção precoce de produtos próximos ao vencimento”, explica o diretor da divisão logística do Grupo GPS.

Segundo Jazeel Santos, uma logística eficaz garante, à produção agrícola, que os alimentos cheguem aos consumidores com qualidade, em tempo hábil e a um custo razoável. “Para o Brasil, um país com dimensões continentais, o principal desafio para o escoamento da produção diz respeito ao transporte da produção. O Grupo GPS pode prover projetos sobre medida para atender aos desafios de locomoção e armazenagem da produção”, finaliza.