Início » Estudantes da zona centro-sul participam do projeto desenvolvido por Escola de Jornalismo
Educação

Estudantes da zona centro-sul participam do projeto desenvolvido por Escola de Jornalismo

Escola Estadual Alice Salerno, no Parque 10, foi escolhida para receber a oficina sobre Direitos Humanos e Comunicação

Quarenta estudantes da Escola Estadual (EE) Alice Salerno, localizada no Parque Dez, zona centro-sul de Manaus, participaram, nesta quarta-feira (09/08), da oficina de formação do “Prato Firmeza – Guia Gastronômico das Quebradas Brasileiras”. A atividade integra o projeto “Ciclo de Palestra Interdisciplinares”, das disciplinas Filosofia e Projeto de Vida.   

A iniciativa nacional é promovida pelo laboratório “Escola de Jornalismo da Énois”, fundada em 2009. Em Manaus, as atividades estão sendo executadas pelo coletivo de comunicação amazonense, Cumbuca. A “Énois” atua para impulsionar a diversidade, representativa e inclusão no jornalismo brasileiro. 

Na EE Alice Salerno, o tema da atividade foi “Comunicação, Direitos Humanos e Acesso à Arte, Gastronomia e Cultura”, e contou com a presença da comunicadora Jéssica Dandara, que apresentou sua experiência na área da comunicação. 

Orientadora do “Ciclo de Palestras Interdisciplinares: Filosofia e Projeto de Vida”, a professora Samille Magalhães, agradeceu pela proposta de apresentar o tema “Comunicação e Direitos Humanos” sob uma perspectiva interseccional.

Segundo a docente, as disciplinas “Filosofia e Projeto de Vida”  compõem o projeto “Ciclo de Palestras Interdisciplinares” e têm como objetivo convidar palestrantes, comunicadores, ativistas e profissionais em geral, que desejam discutir temas necessários para entender a vida social em suas mais diversas dimensões.

“Muitos dos nossos alunos advém da periferia e a oficina foi necessária, para que se quebrasse um pouco mais essa barreira de que esses jovens não podem pensar em projetos ‘nobres’; por isso, partindo da influência de Carolina de Jesus, esses jovens podem perceber que o acesso ao conhecimento, muito tempo negado às gerações de suas famílias, hoje pode ser um pouco mais acessível e sempre transformador”, contou Samille. 

Sobre o projeto 

O Prato Firmeza é um guia gastronômico das quebradas brasileiras – o primeiro a mapear os melhores restaurantes, bares, lanchonetes e carrinhos de comida da periferia.

De acordo com um dos coordenadores do Cumbuca, coletivo de comunicação amazonense, Paulo Maciel, em 2023, o grupo foi selecionado para participar do “Prato Firmeza”, escolhendo quatro locais que servem comida regional. 

“Além disso, o projeto também abrange a execução de oficinas de formação em todo país. Em Manaus, escolhemos os jovens da EE Alice Salerno, onde dialogamos sobre a escritora e poetisa Carolina Maria de Jesus, autora de  ‘Quarto de Despejo: Diário de uma favelada’, publicado em 1960, além de apresentar nossos trabalhos enquanto um coletivo de comunicação”, finalizou Paulo. 

O estudante Rick Emanuel Azevedo falou sobre a oportunidade de conhecer a trajetória do Coletivo Cumbuca e debater sobre a periferia. “Foi muito bom ter acesso a pontos importantes sobre a periferia e os privilégios de uma realidade que muitos jovens não têm conhecimento, por isso acho necessário que essas atividades alcancem ainda mais pessoas, pois, como uma pessoa preta, eu sei o que é racismo, mas é importante que outro jovens tenham acesso ao tema”, explicou Rick.