Início » Copa do Mundo Feminina de 2023 supera recorde de público da edição de 2019
Destaque Esporte

Copa do Mundo Feminina de 2023 supera recorde de público da edição de 2019

Após duas semanas de competição na Austrália e Nova Zelândia, a Copa do Mundo Feminina já reuniu mais espectadores do que em toda a edição anterior, em 2019, anunciou a FIFA nesta sexta-feira (4).

Depois de 48 jogos, 1,222 milhão de torcedores compareceram às arquibancadas, com uma frequência média superior a 25 mil pessoas por estádio. Os números representam um aumento de 29% em relação ao mesmo momento do torneio em sua última edição, disputada na França.

O Mundial de 2019 reuniu, no total, 1,1 milhão de espectadores nos estádios. No entanto, o número de seleções era menor (24 contra 32 em 2023) e, portanto, houve menos jogos (52 frente a 64).

“Acredito que daqui até a final terão passado 1,9 milhão de torcedores pelas catracas”, explicou à AFP o diretor de futebol feminino da FIFA, Sarai Bareman. “O torneio foi incrível até o momento, superamos as expectativas em vários aspectos”.

Os ingressos se esgotaram para várias partidas, como o jogo de estreia da Austrália, contra a Irlanda, disputado diante de 75 mil pessoas. Outros confrontos, principalmente na Nova Zelândia, atraíram menor público.

“É preciso ver isso com perspectiva. A Nova Zelândia é um país de rúgbi. Era necessário converter o máximo de pessoas possível do rúgbi para o futebol, e nós vimos isso”, considerou Bareman.

Até o momento, foram vendidos mais de 1,715 milhão de ingressos para o torneio, muito mais do que a meta oficial da FIFA, que era de 1,3 milhão.

A organização também se mostrou satisfeita com os números de audiência, ressaltando, por exemplo, que o jogo entre Estados Unidos e Holanda foi o mais assistido na fase de grupos.

“Batemos recordes quase diariamente. Na Colômbia, por exemplo, os dados superaram os da Copa masculina”, afirmou Bareman.

A Copa do Mundo Feminina de 2023 é o torneio mais bem-sucedido da história do futebol feminino. O evento está ajudando a popularizar o esporte em todo o mundo e inspirando uma nova geração de jogadoras.