Início » 50 anos da cultura Hip Hop: Confira os talentos selecionados para uma das principais batalhas de rimas do Brasil
cultura

50 anos da cultura Hip Hop: Confira os talentos selecionados para uma das principais batalhas de rimas do Brasil

MartZinnn and Winnit perform at Red Bull Francamente Brazilian National Final at Sao Paulo, Brazil on April 30, 2022. // Fabio Piva / Red Bull Content Pool // SI202205010194 // Usage for editorial use only //

Uma das principais batalhas de rimas do Brasil está chegando para a quarta edição! A cada ano descobrindo novos talentos do rap nacional, o Red Bull FrancaMente elenca os MCs mais criativos para disputarem as seletivas regionais em Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). Especialmente este ano, o campeonato começa em agosto, mês que celebra os 50 anos de Hip Hop, e vai até setembro, com a decisão nacional marcada para 30/09, em que nomeará o melhor MC do Brasil em 2023.

Todos os participantes se inscreveram por meio do aplicativo oficial e foram avaliados por um júri de peso, composto por MamutiBárbara Sweet e Kamau. Na seletiva de Salvador, que será dia 19/8, foram selecionados os MCs Acuca, Alice Gorete, Arch, Bene Do Flow, Davcena, Japa, Jason, Milenio Freestyle, Morango Kush, Ruto, THG091, Tonhão, Vinicius ZN, Vitu, Yoga. O décimo sexto MC será convidado através da Batalha do 3º Round. 

Na seletiva de São Paulo, que será dia 26/8, participarão os MCs Atlas, Bruno Baueb, C4io Augusto, Devilzinha, Durap, Kaemynem, Kauan MC, Naui, PH7, PHL, Riaj, SholdMC, T h, Tubarão, Youngui MC. Direto da Batalha da Leste virá o 16º MC da seletiva São Paulo. 

E na etapa de Belo Horizonte, que acontece em 16/09 estarão os MCs Alezin, Bonaparte, Colombiana, Curel MC, Jesp, Jump, Kety MC, Lorran MC, Miliano, Mzs, Novak, Samora, Viirgulas, Wad, Zen. O Duelo de Mcs vai convidar o último talento da seletiva de BH.

De cada seletiva, sairão três finalistas, que irão disputar a Final Nacional, em São Paulo, dia 30/09, junto com os três finalistas do Red Bull FrancaMente 2022 (MartzinnnWinniT e Neo) e mais quatro convidados, chamados de Wildcards. Além disso, tanto as seletivas quanto a final terão transmissão ao vivo pelo canal Youtube.com/RedBullFrancamente.

Na competição, os critérios de avaliação são diversos e vão desde conteúdo e técnica até musicalidade e performance. Para Kamau, o nível do evento tem ficado mais elevado a cada ano e também tem ganhado um alcance para que cada vez tenham mais participantes. “A expectativa é que essa edição seja ainda melhor do que a que tivemos no último ano. Na realidade, de 2018 para cá a gente viu muita evolução do campeonato e também de vários participantes, mesmo que não tenham ganhado, se destacaram de alguma forma dentro da cena por ganhar visibilidade através do torneio”, avalia o curador. 

O evento é a versão brasileira do Red Bull Batalla, que acontece em países de língua espanhola e já conta com mais de 15 edições históricas, somando mais de 17 mil inscritos em um único ano.

SERVIÇO

Red Bull FrancaMente

Seletiva em Salvador (BA): 19/8

Seletiva em São Paulo (SP): 26/8

Seletiva em Belo Horizonte (MG): 16/9

Final Nacional, em SP: 30/9

Transmissão ao vivoYoutube.com/RedBullFrancaMente

Mais informaçõesredbull.com/francamente