Início » Dia do Agricultor: Governo do Estado investe na agricultura familiar pelo Programa Agro Amazonas
Agro

Dia do Agricultor: Governo do Estado investe na agricultura familiar pelo Programa Agro Amazonas

As ações de fomento vão desde a entrega de alevinos, sementes e mudas, assistência técnica, apoio ao escoamento da produção rural até a comercialização

Por meio de investimentos realizados pelo Plano Safra e Programa Agro Amazonas, o Governo do Estado vem transformando a vida de produtores rurais no interior. Um dos beneficiados é o agricultor familiar Wilinei Moreira de Souza, 52, do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). Ele vem desenvolvendo sua produção de hortaliças, pecuária e piscicultura, através de fomentos como mudas e alevinos, assistência técnica, extensão rural e acesso ao crédito rural.

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), em alusão ao Dia do Agricultor, comemorado hoje – 28 de julho -, acompanharam a produção do agricultor familiar, durante visita, realizada, ontem (27/07), em sua propriedade.

De acordo com Wilinei Souza, semanalmente, ele produz cerca de mil quilos de pimenta de cheiro, 2 mil quilos de pimentão e 2 mil quilos de maxixe, que são comercializados na capital. Além da iniciativa em começar investir na pecuária, onde já possui 17 cabeças bovinas e um tanque para a atividade da piscicultura. E também pretende iniciar na produção de mamão, melancia e citros.

“Temos uma agricultura familiar, onde conto com o apoio da minha esposa e de meus três filhos. De uns anos para cá, as coisas melhoraram muito, ficamos muito felizes, pois quando nós precisamos do Governo do Amazonas, por meio do Idam e da Sepror, sempre estavam presentes. Isso deu um incentivo para a gente trabalhar, tem muita gente que quer plantar, mas não tinha conhecimento, e hoje nós temos uma produção rural de qualidade”, ressalta Wilinei.

Com informações da assessoria.