Início » Agosto Dourado reforça a importância da amamentação no local de trabalho
Brasil

Agosto Dourado reforça a importância da amamentação no local de trabalho

O mês de agosto é dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Criada há duas décadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha Agosto Dourado (a cor está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno) enfatiza a estimulação ao ato. Neste ano, a temática definida pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA) e que está alinhada com os objetivos da Agenda 2030 é “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, no local de trabalho.

Entretanto, muitas mães enfrentam desafios ao amamentar seus bebês, especialmente quando retornam às atividades profissionais, após à licença-maternidade. O art. 396 da CLT estabelece que, para amamentar o próprio filho, até que este complete 6 (seis) meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a 2 (dois) descansos especiais, de meia hora cada um.

O incentivo à amamentação no local de trabalho é uma das ações defendidas pela ONG Prematuridade.com., que no mês de agosto promoverá série de lives pelo Instagram (@ongprematuridadecom), atividades e debates com importantes especialistas sobre o assunto.

De acordo com a vice-diretora da ONG Prematuridade.com., Aline Hennemann, a conscientização sobre a amamentação no local de trabalho e, especialmente, o cuidado com os bebês prematuros, é uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade. “Governos, organizações, profissionais de saúde, famílias e indivíduos devem trabalhar juntos para apoiar as mães que desejam amamentar e garantir que os bebês prematuros recebam todo o cuidado e atenção necessários para o seu crescimento saudável”, diz ela, que também é enfermeira neonatal e docente na área.

Aline ainda defende que é crucial que as empresas implementem políticas de apoio à amamentação, fornecendo espaços adequados para a extração do leite materno e horários flexíveis para a realização dessa importante tarefa. “Ao atuar nesse sentido, as empresas demonstram seu compromisso com a saúde e o bem-estar das mães e bebês, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo”, diz.

Segundo a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o aleitamento materno é considerado o melhor e mais completo alimento para os bebês até o sexto mês, sendo essencial para a saúde e desenvolvimento da criança. “No caso de um prematuro, a amamentação desempenha um papel crucial. Além dos nutrientes essenciais e anticorpos necessários, a amamentação fortalece o sistema imunológico ainda imaturo, além de fortificar o vínculo emocional entre mãe e filho”, explica a vice-diretora da ONG Prematuridade.com.

Confira a programação da ONG Prematuridade.com para o Agosto Dourado:

31/07 – 20h, no Instagram – @ongprematuridadecom

Tema: Estratégias facilitadoras da amamentação em Unidade Neonatal

01/08: 20h, no Instagram – @ongprematuridadecom

Tema:  O papel da enfermagem na amamentação

02/08: 20h, no Instagram – @ongprematuridadecom

Tema: Amamentação e trabalho: como podemos contribuir?

03/08: 20h, no Instagram – @ongprematuridadecom

Tema: Amamentação em condições desfavoráveis

04/08: 20h, no Instagram – @ongprematuridadecom

Tema: A contribuição da fisioterapia motora para uma amamentação eficiente no prematuro

03/08: 11h, por meio do Zoom

Participação da ONG.Prematuridade no Webinar do Lactahub –https://lactahub.org/lactawebinar/

04/08: 8h45, necessário cadastro para receber o link do evento.

Participação da ONG.Prematuridade no Abstract presentation Day do IABLE

Informações de cadastro: https://lacted.org/shop/abstracts202308/