Início » Projeto do gabinete do vereador Peixoto presta atendimento psicológico para crianças autistas
Política

Projeto do gabinete do vereador Peixoto presta atendimento psicológico para crianças autistas

O serviço vem auxiliando no tratamento de 15 crianças e suas famílias

Com o intuito de promover uma melhor qualidade de vida para crianças com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), o gabinete do vereador Peixoto (Agir) vem oferecendo atendimento psicológico às famílias que têm dificuldade de conseguir o serviço na rede pública de saúde. Na última terça-feira (25/07) o parlamentar acompanhou uma das sessões e pôde ver de perto o trabalho desenvolvido pela psicóloga Lauraline Lopes Coutinho. 

Segundo o vereador, o serviço disponibilizado é uma grande oportunidade para as famílias que necessitam do tratamento. 

“Sabemos que nem todos os pais têm a chance de ao menos ter o diagnóstico de TEA e os que já conseguiram precisam de acompanhamentos especializados e infelizmente, o serviço público, por mais que se esforce, não consegue atender toda a demanda gerada. Com a ajuda de nossa psicóloga, conseguimos tirar do fluxo algumas famílias e oferecer um serviço muito bom, com uma excelente profissional e que é especializada nesse tipo de tratamento”, destacou Peixoto.

Atualmente, 15 crianças participam, semanalmente, da terapia que ocorre de forma humanizada. Durante os atendimentos, a especialista aplica diversas técnicas, que variam de acordo com cada demanda. Segundo a psicóloga, o objetivo é trabalhar as necessidades individuais de cada criança. 

“Essas técnicas são para melhorar as habilidades sociais das crianças. Assim eu consigo ajudar os pais e a própria criança a lidar com os sentimentos como a ansiedade, a impulsividade, a agressividade e frustrações, auxiliando na auto regulação, ensinando a obter autocontrole”, explicou Lauraline.

O trabalho também se estende à família; a psicóloga orienta como os pais devem passar por todo o processo, desde o entendimento sobre o TEA, como a aceitação do diagnóstico e no tratamento do dia a dia.

“É fundamental o entendimento do que é o autismo para saber lidar e assim trabalharmos juntos, tanto eu psicóloga como a família da criança. É 50% terapia, 50% com a família”, afirmou a profissional.

As sessões duram quase uma hora, sendo 40 minutos exclusivo da criança e 10 minutos destinados aos pais. Este tempo surpreendeu Alessandra Garcez, mãe do pequeno Benício, um dos beneficiados pelo projeto. 

“Eu até estranhei um pouco porque quando levava o Benício em outro lugar eram apenas 20 minutos e agora o Benício fica 40 minutos com ela. Eu quero agradecer pois nós sabemos que o tratamento pela rede pública nós não conseguimos, então eu sou só gratidão, eu e o meu filho. Eu vejo a evolução dele e quero agradecer de coração a toda equipe”, disse Alessandra.

Para Érica Fernanda, outra mãe atendida pelo projeto, a iniciativa faz a diferença na vida dela e de seu filho. 

“Mãe de autista é tão carente e vemos tantas pessoas falando ser em prol da causa, mas não vemos nada. Desde 2018 meu filho estava no Sisreg e só teve uma consulta marcada no ano passado. Quando surgiu essa oportunidade eu fiquei mega feliz, pois é uma evolução para ele. Coisas que eu não consigo, a doutora conseguiu identificar. Então nós agradecemos o vereador, pelo empenho, pela gente e pelas crianças, principalmente”, enfatizou. 

Para o parlamentar a ação é uma grande ajuda às mães e às crianças e considera o projeto como parte integrante da rede de apoio às famílias que têm um integrante autista.  

“A gente enfrenta na nossa sociedade pessoas sem informação, profissionais de saúde sem especialização na área. Por isso, quando conheci a doutora Lauraline, especialista no assunto, na hora abracei o projeto e vi a oportunidade de poder ajudar. Eu sei o quanto isso é importante para as mães e fundamental para as crianças. É de extrema importância ter o direcionamento correto pois ao saber que seu filho tem o TEA, muitas não sabem nem o que fazer. Ter a oportunidade de estender a mão a quem precisa e fazer a diferença é maravilhoso”, completou Peixoto.

O vereador vem levantando a bandeira da causa com outras ações, como o Projeto de Lei (PL) de n.º 255/2023 que propõe a criação do “Mês Abril Azulado”, dedicado à promoção de ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ideia é ter um mês repleto de ações visando cada vez mais colocar o assunto em debate entre a população, em busca de uma sociedade mais consciente e menos preconceituosa e com atividades de valorização de crianças autistas e seus pais.