Início » UEA comemora 20 anos do Madrigal Amazonas e lança livro sobre a “Missa da Coroação de Mozart (KV 317)”
Educação

UEA comemora 20 anos do Madrigal Amazonas e lança livro sobre a “Missa da Coroação de Mozart (KV 317)”

FOTO: Daniel Brito/UEA

Solenidade ocorreu na Paróquia de São Sebastião

Igreja lotada e um público em êxtase. Assim foi a comemoração dos 20 anos do Madrigal Amazonas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Com sua Orquestra Sinfônica (OSUEA), o Madrigal da UEA apresentou a “Missa de Coroação em Dó Maior KV 317”, de Mozart. A solenidade aconteceu na terça-feira (25/07), na Paróquia de São Sebastião. A regência do espetáculo foi do maestro e Prof. Dr. Adroaldo Cauduro.

Após o espetáculo, ainda foi lançado o livro “Missa da coroação de Mozart (KV 317): referenciais interpretativos à construção de sua performance”, dos autores Adroaldo Cauduro e Eduardo Augusto Ostergren, da Editora UEA. A obra, cujo prefácio foi escrito pelo reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, está disponível para download gratuito no Repositório Institucional da UEA.

“O desenvolvimento econômico do estado passa por muitas vertentes, dentre elas o ensino, a pesquisa e a extensão. A UEA também inova na arte. Oferecer uma arte com ciência e fazer da arte a ciência. E escrever o prefácio do livro foi uma abordagem do professor Cauduro. A obra foi escrita de forma muito generosa e pedagógica. Ele faz o que um professor tem que fazer. É comunicar-se, dizer que algo é extremamente complexo, mas de uma forma que a gente consegue entender”, elogiou o reitor da UEA, ao destacar sobre o que a UEA quer mostrar para a sociedade amazonense, que consegue desenvolver política pública de qualidade.

“O Madrigal sobrevive porque as pessoas gostam. Um projeto que se mantém por 20 anos é muito difícil. E a gente consegue manter com qualidade. Ver, hoje, o repertório que fizemos é de primeiríssima linha, com a Sinfônica, né? É, acima de tudo, um gesto de carinho para a comunidade, um gesto de amor da própria UEA que envolve muito esforço e investimento de tempo e de trabalho”, explicou o Prof. Dr. Adroaldo Cauduro, sobre a trajetória artística do Madrigal Amazonas exitosa, rica, eclética e que sempre contou com a participação da comunidade nos espetáculos temáticos.

O livro “Missa da coroação de Mozart (KV 317): referenciais interpretativos à construção de sua performance”, de Adroaldo Cauduro e Eduardo Augusto Ostergren, é resultado da tese de doutorado do Prof. Dr. Adroaldo. O autor explica que, com uma linguagem tranquila e fácil, qualquer um, mesmo que não saiba música, vai ter acesso aos aspectos históricos da época em que Mozart compôs a música.

“Eu sempre tive essa preocupação de produzir um material em que, especialmente os músicos e, mais especialmente ainda, os regentes, tivessem os referenciais interpretativos. Encontrei um querido professor, que foi meu orientador, e a gente conseguiu, depois que terminou o doutorado, trazer agora para a comunidade esse livro”, explicou o autor.

Madrigal Amazonas

O Madrigal Amazonas foi criado em 2003, como um projeto de extensão da UEA. Atualmente, o Madrigal tem, aproximadamente, 30 pessoas, sendo elas acadêmicos do curso de Música e de outros cursos da universidade e, também, membros da comunidade externa interessados em adquirir ou aprimorar conhecimentos no canto coral.

O livro

O livro “Missa da coroação de Mozart (KV 317): referenciais interpretativos à construção de sua performance” tem como objetivo estudar as composições criadas por Mozart para a Missa de Coroação (KV 317). Além disso, os autores trazem referenciais interpretativos que podem auxiliar regentes, músicos e cantores na elaboração de suas performances da Missa da Coroação.

Link do repositório para download do livro: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/

Com informações da assessoria.