Início » Sedecti promove encontro para fortalecer produção regional de mandioca
Geral

Sedecti promove encontro para fortalecer produção regional de mandioca

O encontro sinaliza um esforço conjunto entre o setor público e privado para fortalecer a produção regional de mandioca

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) reuniu-se, nesta terça-feira (25/07), com representante da empresa produtora de mandioca Galo da Serra, integrante do projeto Preferencial Regional, com o objetivo de discutir a substituição de matéria-prima proveniente de outras regiões por insumos locais, fortalecendo a produção de mandioca no Amazonas.

O chefe do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior (Daice) da Sedecti, Sidnei Magalhães, enfatizou a importância da cadeia produtiva da mandioca no Amazonas, considerando-a como uma das mais desenvolvidas. Mas, ressaltou que a produção atual ainda não é suficiente para atender plenamente a demanda do setor industrial.

“A cultura mais desenvolvida no nosso Amazonas é a mandioca e mesmo assim a gente não tem produção suficiente, organizada para poder fornecer, e a ideia é a gente organizar essa cadeia e ter uma produção a contento para poder atender essa indústria”, destacou Magalhães.

De acordo com Sidnei, o encontro sinaliza um esforço conjunto entre o setor público e privado para fortalecer a produção regional de mandioca, visando a autossuficiência e o crescimento econômico sustentável no Amazonas. “A ideia do projeto é a gente substituir matéria-prima que vem de fora por matéria prima de produtores locais e aí você gera renda, fomenta o incremento de produção no nosso Amazonas”.

Estiveram presentes na reunião o chefe do Departamento de Diversificação Econômica (DDE), Sandro Amazonas, as gerentes do Daice, Izoney Tomé e Natalia Sagaydo, o gerente da empresa Galo da Serra, Klebson Dantas e a diretora da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Meyb Seixas.

FOTOS: Victória Lima/Sedecti