Início » Governo do Estado leva Festival Amazonas de Ópera para público infantil de instituições sociais de Manaus
cultura

Governo do Estado leva Festival Amazonas de Ópera para público infantil de instituições sociais de Manaus

Projeto “Ópera Mirim” contemplou  200 crianças com apresentação especial de marionetes

O encanto movido pelos cordéis que sustentam as marionetes da companhia “O Pequeno Teatro do Mundo” contemplou, nesta semana, 200 crianças de duas instituições sociais de Manaus com o espetáculo “O Navio Fantasma”. A iniciativa integra o projeto “Ópera Mirim”, fruto da parceria entre o Fundo de Promoção Social (FPS) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. 

Os pequenos do Centro Social São Benedito, na zona sul, e da Associação de Apoio e Resgate (AMAR), na zona leste, tiveram a oportunidade de assistir a clássica história do Holandês Errante, reconhecida mundialmente por seu famoso navio e capitão que foram condenados a viver pela eternidade a velejar pelos mares.

“Essa é a forma que o Governo do Estado encontrou de levar novos eventos e cultura para as famílias mais vulneráveis. Essa parceria entre o FPS e a Cultura já alcançou várias instituições sociais em momentos passados, tivemos o Mundo Encantado do Natal e também o Festival de Circo, enfim, é a certeza que estamos fazendo a diferença”, explicou a secretária executiva do FPS, Gláucia Oliveira.

“A ideia é descentralizar a cultura. Hoje nós estamos plantando uma semente no coração dessas crianças que futuramente, quem sabe, podem vir a ser cantores, atrizes, músicos, podem manipular marionetes ou fantoches”, frisou o gerente de eventos da Secretaria de Cultura, Denis Carvalho.

A atriz Fabiana Vasconcelos explicou que por meio das marionetes é possível criar um novo público para a ópera, que geralmente é apreciada pelos adultos. Por meio dos bonecos que criam vida através dos cordéis, as crianças ficam entretidas durante todo o espetáculo e ampliam seus horizontes culturais.

“A nossa companhia nasceu com o propósito de levar a ópera a todos os cantos do planeta, de chegar naquele público que normalmente não têm acesso aos grandes teatros. Para nós  é uma felicidade muito grande vir às comunidades, viajar pelos interiores, de chegar com a ópera onde ela geralmente não chega”, comemorou.

A ação contou, ainda, com o apoio da Cosama e da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) na distribuição de lanches e água.

Bradesco e Cultura 

O projeto “Ópera Mirim” faz parte da programação do 25º Festival Amazonas de Ópera, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com patrocínio master do Bradesco, apoio cultural do Grupo Atem e da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), além da aprovação na Lei de Incentivo à Cultura. 

Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País. São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. O banco também mantém o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às ações culturais que contam com o patrocínio da instituição.