Início » Mais de 120 mil alunos da rede pública estadual de ensino participam da 2ª Avam de 2023
Educação

Mais de 120 mil alunos da rede pública estadual de ensino participam da 2ª Avam de 2023

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

 A Avaliação de Verificação da Aprendizagem do Amazonas  começou nesta terça-feira (25/07) e segue até sexta-feira (28/07) em todos estado

A aplicação da segunda Avaliação de Verificação da Aprendizagem do Amazonas (Avam) de 2023, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, iniciou, nesta terça-feira (25/07) e segue até sexta-feira (28/07). Mais de 120 mil estudantes do Ensino Fundamental (2º, 5º e 9º ano) e Ensino Médio (3ª série), da rede estadual de ensino, realizarão as provas em todo o estado.

A prova tem como base as Matrizes de Referência de Língua Portuguesa e Matemática, utilizadas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, prova nacional que compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 

Aplicada desde 2020, a Avam tem o objetivo avaliar o desempenho dos estudantes e produzir um painel sobre a educação no estado. De acordo com o coordenador da Gerência de Avaliação da Aprendizagem e Desempenho (Gaade), da Secretaria de Educação, Eriberto Façanha, essa segunda prova tem uma função diferente da primeira, com um foco mais preparatório para o Saeb. 

“Diferentemente da primeira prova, onde a gente quis ter um diagnóstico da educação no estado, essa terá um foco mais abrangente nos conteúdos específicos do Saeb. É realmente uma prova de preparação, em que os alunos vão realizar o certame com conteúdos muito parecidos com aqueles que vão se deparar em outubro, no Saeb”, frisou Eriberto. 

Nesta segunda edição de 2023, a Avam será realizada em todos os municípios do Amazonas, alcançando aproximadamente 120 mil estudantes. O planejamento traçado pela Secretaria de Educação são três edições da avaliação neste ano letivo. A primeira ocorreu em abril e a terceira está prevista para setembro.

Por compor uma das ações do Programa Hora de Avaliar, a Avam também contará com a atenção de uma equipe de especialistas da Gaade, que produzirá um material de apoio para interpretação e análise dos resultados das provas, o qual será disponibilizado para gestores e professores. O conteúdo contará com gabaritos comentados e sugestão de planos de intervenção voltados para as habilidades consideradas com baixo desempenho.

Preparação

Localizada no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus, a Escola Estadual (EE) Isaac Benayon Sabbá é uma entre as mais de 600 unidades de ensino da Secretaria de Educação que realizou a aplicação das provas da Avam nesta semana. A professora do Ensino Fundamental 1, Ivy Soares, falou um pouco sobre a preparação para a prova, para além dos descritores. 

“Nós queremos que os alunos também estejam acostumados com a dinâmica de uma prova (externa). Muitas vezes, para essas crianças, é a primeira vez que eles veem um cartão-resposta, por exemplo. Então, trabalhamos nisso, treinando concentração, onde é possível realizar as contas, anotações, tempo de prova e outras questões que também fazem a diferença na hora da avaliação”, ressaltou a professora. 

Saeb

Principal indicador do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), a prova Saeb será realizada, nacionalmente, no fim de outubro deste ano. Com os resultados da última edição, em 2021, o Amazonas subiu quatro posições no ranking dos melhores indicadores do Ideb do país, e hoje ocupa a 8ª posição do Brasil.

De acordo com a gestora da EE Isaac Benayon Sabbá, Regilene Rocha, a escola tem desenvolvido uma série de atividades para preparar os alunos para o Saeb.

“Buscamos sempre trabalhar, além dos conteúdos, o lado lúdico das coisas na cabeça das crianças, pois sabemos que, assim, elas fixam mais o aprendizado. Aqui, temos alunos que desenvolvem mini peças teatrais e coreografias sobre o Saeb, por exemplo, e apresentam para os colegas. O nosso objetivo é fazer com que eles entendam a importância da prova”, destacou a gestora. 

Com informações da assessoria.