Início » Amazonas fortalece estratégia de prevenção e controle de doenças transmissíveis para representantes de municípios
Saúde

Amazonas fortalece estratégia de prevenção e controle de doenças transmissíveis para representantes de municípios

Girlene Medeiros/FVS-RCP / Anne Alves/FVS-RCP

Capacitação é voltada para as vigilâncias em saúde

Representantes dos municípios do Amazonas participam, a partir desta segunda-feira (24/07), de capacitação para fortalecimento da prevenção e controle de doenças transmissíveis no estado. A iniciativa é da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), e segue até sexta-feira (28/07).

Com foco em discutir as estratégias eficazes de combate às doenças que representam desafios para a saúde pública, gestores municipais de vigilância em saúde de Manaus e do interior do estado se reúnem na Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em Manaus, onde está sendo realizada a iniciativa.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o encontro é uma oportunidade dos profissionais de saúde se apropriarem ainda mais das orientações técnicas voltadas ao combate a doenças transmissíveis, principalmente, para identificação precoce e resposta rápida para o controle de doenças típicas da região amazônica.

“É fundamental que os profissionais de saúde se apropriem da informação qualificada e retornem aos municípios para às tomadas de decisão cada vez mais acertadas, de acordo com os cenários epidemiológicos das doenças. Todos os profissionais possuem papel importante na vigilância epidemiológica técnica, preparada e atualizada”, destaca Tatyana.

O chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), Alexsandro Melo, acrescenta que o evento dissemina o conhecimento para implementação em prol da saúde da população. “A iniciativa proporciona intercâmbio de informações para trabalhar a política pública no âmbito federal e a implementação dela no âmbito municipal para que se possa, cada vez mais, trabalhar em prol da saúde da população”, disse.

Durante o evento, são abordados temas, como vigilância epidemiológica, diagnóstico precoce, monitoramento de surtos, vigilância laboratorial, encerramento de casos, risco de reintrodução de doenças, estratégias de prevenção, ações frente a caso suspeito, imunização, vigilância de vírus respiratórios, conduta de casos e fluxograma de atendimento a pacientes.

Além disso, os especialistas em saúde pública também apresentaram estudos de casos a partir de relatos de experiências. O encontro conta ainda com o reconhecimento dos municípios que apresentaram experiências exitosas nas ações de prevenção e controle de doenças transmissíveis.

Participando do evento, Jucélia Amorim, coordenadora de Vigilância Epidemiológica em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), ressalta a expectativa de que a troca de experiências durante o evento fortaleça as ações de vigilância em saúde do município.

“A expectativa é bem grande, por conta dos aprendizados que poderão ser inseridos na realidade de São Gabriel da Cachoeira, em relação aos fluxos, aos manejos e a tudo que envolve a vigilância epidemiológica que é de grande necessidade ser trabalhada no município”, afirma Jucélia.

O evento contou com a parceria da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde.

Com informações da assessoria.