Início » Bruno Ganem é homenageado como parlamentar “cinco estrelas”
Notícias Corporativas

Bruno Ganem é homenageado como parlamentar “cinco estrelas”

O Deputado Federal, Bruno Ganem foi reconhecido por sua dedicação às políticas públicas em favor às áreas da saúde, meio ambiente e bem-estar animal, o representante do Podemos/SP entra para o ranking dos 17 congressistas mais bem avaliados pela Legisla Brasil

A Organização Legisla Brasil criou um índice para avaliar o desempenho dos deputados federais, com base em uma avaliação técnica e objetiva da atuação de todos os parlamentares da Câmara dos Deputados. A metodologia aplicada destacou 16 indicadores divididos em quatro eixos fundamentais de atuação: produção legislativa, fiscalização, mobilização e alinhamento partidário.

Dos 513 deputados, apenas 53, cerca de 10%, receberam a nota mais alta, ‘cinco estrelas’, e 17 foram homenageados pela Organização por apresentar indicadores que ultrapassaram as médias de atuação. Entre eles está o Deputado Bruno Ganem (Podemos/SP), de Indaiatuba, que representa a Região Metropolitana de Campinas (RMC) no Congresso Nacional. Cinco deputados de São Paulo integram o ranking.

Para Ganem, ser um deputado ‘cinco estrelas’ e ainda figurar no ranking dos homenageados é o reconhecimento do comprometimento que exige o trabalho. “ Não é sobre ser melhor ou pior, é sobre entregar ao Brasil, ao Estado de São Paulo, à minha região e à minha cidade, o meu melhor como parlamentar. Agradeço a todos que acreditam na nossa missão e reafirmo meu compromisso em seguir fazendo um trabalho de qualidade e resultados”, enfatizou.

Metodologia: os indicadores avaliados tiveram como base os dados disponibilizados pela Câmara dos Deputados e a pontuação final dos parlamentares foi obtida pela média. Após calcular o ‘score final’, obteve-se o valor da pontuação máxima que, em seguida, foi dividido por cinco, para criar as faixas das estrelas, destinadas aos parlamentares que pontuaram acima da média.

“Em sua maioria, os deputados com melhor avaliação exerceram um trabalho de forma integral e executaram bem todas as atividades legislativas, enquanto os de menor pontuação se limitaram a reagir às pautas em andamento sem apresentar projetos de alta relevância. A produção legislativa, por exemplo, não é medida apenas em
quantidade. Uma lista imensa de projetos de lei não significa produtividade”, destacou Luciana Elmais, CEO da Legisla Brasil.

Na lista dos 17 deputados destacados pela Organização, juntamente com Bruno Ganem, estão: Laura Carneiro (PSD-RJ), Kim Kataguiri (União-SP), Gilson Marques (NOVO-SC), Erika Kokay (PT-DF), Lídice da Mata (PSB-BA); Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Adriana Ventura (NOVO-SP), André Figueiredo (PDT-CE), Evair Vieira de Melo (PP-ES), Pedro Aihara (Patriota-MG). Diego Garcia (Republicanos-PR), Aureo Ribeiro (SD-RJ), Fernando Marangoni (União-SP), Cabo Gilberto (PL-PB), Bacelar (PV-BA) e Amom Mandel (Cidadania-AM).

Com uma trajetória política consolidada, já tendo sido Deputado Estadual, Bruno Ganem foi eleito a Deputado Federal com 141.595 votos, sendo a RMC a sua base eleitoral. Reconhecido por sua dedicação às políticas públicas em favor à área da saúde, e do bem-estar animal, o parlamentar se destaca, também, por sua atuação pela transparência e acesso às informações públicas

Atualmente, é Secretário de Transparência Parlamentar e reafirma a importância da divulgação de dados, e a importância de se entender as regras orçamentárias. “A transparência e o orçamento não são apenas conceitos isolados, mas representam como as pessoas podem efetivamente participar ativamente nas decisões. Esse conhecimento impõe um desafio aos políticos: o de prestar contas de forma transparente à população”, salientou o deputado.

Na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, sua dedicação à proteção do meio ambiente e ao bem-estar animal resultou na aprovação unânime de pareceres significativos, como o apoio a projetos que priorizam exames de corpo de delito em crimes contra a fauna, a instituição de assistência jurídica a entidades de proteção animal e a regulamentação do tratamento dos animais domésticos em casos de dissolução conjugal.

Outra conquista importante no seu primeiro ano de mandato, é a inclusão de emendas no Programa Minha Casa Minha Vida, garantindo que os beneficiários possam viver com seus animais, projeto sancionado pelo presidente, e a aprovação de uma subcomissão para desenvolver o Código de Defesa dos Animais.

Ganem se destaca, também, por pautas que abrangem os direitos das pessoas com TDAH e autismo, segurança e o progresso de Indaiatuba e região. Sua presença em 15 Frentes Parlamentares, que abrangem desde o combate ao câncer infantil até os
cuidados paliativos, revela a abrangência de atuação. Além disso, seu papel como 2° vice-presidente do conselho de Ética da Câmara e Secretário da Frente Parlamentar dos Cuidados Paliativos demonstra seu envolvimento com essas questões.

Uma das pautas do Deputado Bruno Ganem foi a apresentação de um projeto de lei direcionado a punir prefeitos que interrompem obras de gestões anteriores, refletindo seu compromisso com a eficiência na gestão pública. A interrupção não apenas acarreta prejuízos evidentes, como os custos associados à deterioração e manutenção das obras já iniciadas, mas também compromete os serviços já executados, resultando na perda dos benefícios que esses empreendimentos trariam.