Início » Verão amazônico exige cuidados com a alimentação para manter saúde em dia
Saúde

Verão amazônico exige cuidados com a alimentação para manter saúde em dia

Com a chegada do verão, os especialistas em Nutrição recomendam que é essencial adotar uma alimentação adequada, com a ingestão de líquidos, consumo de frutas, verduras e a busca por refeições balanceadas para enfrentar o calor e manter a saúde e a disposição, em dia durante a estação.

De acordo com a nutricionista do Hospital Nilton Lins (HNL), Veridiana Marreira de Lima, comidas pesadas com alto teor de gordura, aumentam a temperatura corporal e exigem mais do organismo na digestão. Neste período, segundo ela, aumentam os atendimentos de pacientes de todas as idades que sofrem as consequências – desconfortos, tonturas e problemas digestivos – de dietas desequilibradas, com excesso de frituras e produtos ultraprocessados, comidas gordurosas e fast food. 

“A alimentação balanceada no verão não se resume apenas à quantidade de calorias, mas também à qualidade dos alimentos e por isso, é importante consultar a nutricionista porque cada indivíduo tem uma necessidade calórica específica, que varia com fatores como idade e exposição ao sol”, explica Veridiana.

O primeiro alerta da especialista é quanto a hidratação. Como o corpo necessita de maior quantidade de líquidos para compensar a transpiração e regular a temperatura corporal, a opção é evitar refrigerantes e ingerir água, sucos naturais e frutas da temporada, como melancia e abacaxi, que repõe os líquidos perdidos e ainda fornecem vitaminas essenciais para o sistema imunológico.

“Entre um copo de suco e a fruta in natura, é preferível comer a fruta. Também é importante evitar o consumo como sobremesa após as refeições, uma vez que podem provocar a sensação de inchaço, principalmente as que tem muito líquido”, alertou.

Desnutrição

Para as crianças e idosos, a nutricionista afirma que a atenção deve ser redobrada. Além das dicas já citadas, os pais devem controlar o consumo de produtos como sorvetes, doces e refrigerantes que contribuem para o aumento dos casos de menores de 10 anos com diabetes e colesterol alto no HNL. “Os pais são responsáveis pela dieta dos filhos. Não se trata de proibir, mas por que não fazer um doce ou picolé de frutas em casa ao invés de comprar o industrializado de chocolate?”, sugeriu.

No caso dos idosos, a nutricionista destaca que nesta faixa etária, naturalmente há perda de massa magra, diminuição da imunidade e alterações no paladar (com aumento da preferência por alimentos ricos em sal e açúcar) que contribuem para a desnutrição ou surgimento de doenças relacionadas com a dieta cotidiana.

“Não é preciso gastar muito para ter uma alimentação saudável em nossa região. É preciso orientação, acompanhamento profissional e temos notado uma maior conscientização e procurar pelo atendimento”.

A Nutrição é um das especialidades disponíveis no Hospital Nilton Lins, que realiza atendimentos em sua sede no Parque das Laranjeiras, para pacientes particulares, associados dos planos You Saúde, Fundo de Saúde do Exército Brasileiro (Fusex), da Ordem dos Advogados do Brasil e servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas. Todas as consultas e exames são realizados mediante agendamento prévio pelo número de WhatsApp (92) 3643-2133.