Início » Pais devem ficar atentos aos primeiros passos dos filhos
Saúde

Pais devem ficar atentos aos primeiros passos dos filhos

O primeiro live-action da boneca Barbie está deixando os fãs ansiosos para conferir o filme nas telas de cinema. Porém, uma cena específica já vem chamando a atenção: a atriz Margot Robbie, que dá vida à Barbie, tira os pés de um sapato de salto, porém, eles permanecem arqueados, com os dedos apontando para frente e levemente para cima, como se ela estivesse usando um salto invisível.

Na vida real, a situação de ficar e/ou andar na ponta dos pés é comum entre crianças. Em um primeiro momento, atinge bebês que estão desenvolvendo os primeiros passos e se agrava quando a idade avança e a criança continua andando da mesma maneira, o chamado equinismo. O hábito pode atingir em torno de 25% do público infantil.

Nos casos em que não há melhora do padrão da marcha, é necessário investigar a causa para avaliar o tratamento mais adequado. Muitas vezes, este equinismo dos pés é fisiológico e não requer nenhuma conduta, mas alguns casos podem seguir com o tendão encurtado e trazer problemas para os pés.

Os especialistas da ABTPé (Associação Brasileira de Cirurgia do Tornozelo e Pé) estão à disposição da impressa para explicar o assunto.

Sobre a ABTPé

A Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé) foi fundada em 1975 com a missão de unir a classe médica na especialidade, além de estimular o intercâmbio de informações científicas, fomentando a educação continuada entre os especialistas de pé e tornozelo no Brasil. Também tem a responsabilidade de esclarecer a população sobre os temas relacionados à especialidade.

A ABTPé está à disposição para informações e entrevistas sobre a saúde e cuidados com os tornozelos e pés, trazendo esclarecimentos sobre diversos temas, como acidentes nos esportes com lesões, acidentes domésticos com lesões, deformidades, pé diabético, cuidados com o uso de saltos altos, joanetes, fascite plantar, esporão do calcâneo, calos e calosidades, metatarsalgia, neuroma de Morton, gota, artrite, entorse, fraturas, entre outros.