Início » Manaus registra queda de 12% nos casos de homicídios
Manaus

Manaus registra queda de 12% nos casos de homicídios

Os resultados foram alcançados durante o 1º semestre

Manaus registrou uma redução de 12% no número de homicídios no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. O secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, destacou que a diminuição é resultado do empenho das forças de segurança e salvamento somados ao monitoramento das equipes de uma força tarefa, que monitora os crimes, trabalha no empenho das ações policiais, que este ano resultou na prisão de 206 homicidas.

A redução alcançada no primeiro semestre é a maior registrada para o período, em relação aos últimos dois anos, conforme dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp).

“É importante ressaltar que essa redução só foi possível graças à integração e colaboração entre as forças de segurança. Essa união de esforços demonstra a importância do trabalho conjunto na busca por um Estado mais seguro e justo. A expectativa é que essa parceria continue a ser fortalecida e que os resultados positivos, alcançados no primeiro semestre de 2023, mantenham-se ao longo do tempo, proporcionando um ambiente cada vez mais seguro e tranquilo para os cidadãos do Amazonas”, destacou Mansur.

Para o Comandante-Geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Vinícius Almeida, a diminuição dos índices de homicídios é, também, resultado do planejamento de ações direcionadas com base em dados estatísticos e no serviço de inteligência.

“A ordem é avançar e sufocar a criminalidade. Por isso, atuamos firmes no policiamento ostensivo e preventivo em todas as zonas da cidade para levar sensação de segurança à população”, afirmou.

Força Tarefa

O secretário Mansur destacou o trabalho da força-tarefa de enfrentamento de homicídios, que integra as ações das forças de segurança, para atuação ostensiva de tropas especializadas com o objetivo de combater homicídios na capital e no interior.

Coordenada pelo próprio secretário de Segurança, a força-tarefa é realizada diariamente e define locais de atuação das forças de segurança de acordo com os índices criminais. “Todos os dias nos reunimos e analisamos todos os crimes de homicídios registrados nas últimas 24 horas. Analisamos um a um, incluindo as tentativas de homicídios. Desta forma sabemos onde podemos empregar nossos esforços”, explicou o secretário.

Homicidas presos

Ao longo do primeiro semestre deste ano, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), efetuou cerca de 200 prisões de pessoas investigadas por homicídio, entre flagrantes e cumprimento de mandados judiciais, no Estado.

O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, destacou que esses números positivos apresentados pelas equipes da DEHS são reflexos de um trabalho comprometido da Polícia Civil junto à população, na elucidação desses crimes violentos.

“É importante ressaltar o trabalho de inteligência e investigativo realizado pelos policiais. A PC continuará trabalhando com empenho e dedicação para tirar de circulação mais pessoas que causam desordem na cidade, e assim levar mais segurança à população”, enfatizou Fraga.