Início » ‘ChatGPT do Google’ chega ao Brasil; saiba como usar
Tecnologia

‘ChatGPT do Google’ chega ao Brasil; saiba como usar

O Google lançou Bard, um novo chatbot de inteligência artificial (IA) que se assemelha ao ChatGPT, no Brasil nesta quinta-feira (13). A ferramenta havia sido anunciada pela big tech em fevereiro deste ano e está disponível em 40 idiomas, incluindo o português do Brasil.

Bard pode realizar diversos tipos de tarefas, como dicas, rotas de turismo, escrever texto em vários formatos e sugerir códigos de programação. Ele também pode incluir fotos nos retornos dos comandos.

Mesmo já lançado e disponível para uso, Bard ainda é visto pelo Google como uma plataforma teste, devendo ser atualizado de acordo com as avaliações dos usuários.

O Bard é baseado na inteligência artificial LaMDA e treinado a partir de informações da internet. Ele tem a mesma premissa do ChatGPT, que tenta dialogar com pessoas de forma humanizada por meio de mensagens.

Uma das diferenças para o ChatGPT é que o Bard apresenta três opções de resposta para que usuários tenham alternativas. O serviço também conta com um botão para o Google, que permite fazer uma pesquisa independente sobre o assunto da conversa em uma nova aba.

O Google afirmou que busca uma abordagem responsável sobre a inteligência artificial, trabalhando com especialistas, legisladores e reguladores durante a expansão do Bard. A empresa deve guiar o desenvolvimento da ferramenta seguindo os seus padrões, que determinam que ferramentas de IA precisam evitar criar ou reforçar preconceitos ou outros tipos de danos para a sociedade.

Espera-se que Bard seja uma ferramenta valiosa para os usuários brasileiros, oferecendo uma maneira nova e inovadora de interagir com a internet.