Início » Celso Sabino é nomeado como Ministro do Turismo
Política

Celso Sabino é nomeado como Ministro do Turismo

Após mais de um mês de reuniões e negociações, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o deputado federal Celso Sabino (União-PA) como ministro do Turismo. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (13).

Celso Sabino é deputado federal pelo Pará desde 2019. Ele é membro do União Brasil, partido que foi formado pela fusão do DEM e do PSL. Sabino é formado em administração de empresas e tem experiência no setor privado.

O Ministério do Turismo é responsável por promover o turismo no Brasil. O ministério é responsável por desenvolver políticas públicas que incentivem o turismo, atrair turistas estrangeiros e promover a infraestrutura turística no país.

A nomeação de Celso Sabino é uma indicação de que o governo Lula está comprometido em promover o turismo no Brasil. Sabino é um político experiente com formação no setor privado, o que pode ser um ativo para o Ministério do Turismo.

Em nota, o Planalto afirmou: “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quinta-feira (13) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com o deputado federal, Celso Sabino (União-PA). O presidente convidou Sabino para o Ministério do Turismo, convite esse que foi aceito pelo deputado. A nomeação sairá no Diário Oficial da União nos próximos dias”.

A nomeação oficializará a saída de Daniela Carneiro da pasta, que retoma o mandato de deputada federal. A nomeação de Sabino é aguardada desde o mês passado, quando o União Brasil aumentou a pressão pela troca.

Daniela também é do União Brasil, mas deve migrar para o Republicanos. A mudança depende do resultado de uma consulta feita pela deputada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na qual pede a desfiliação da atual sigla sem perder o mandato.

Waguinho, marido de Daniela e prefeito de Belford Roxo, já se filiou ao Republicanos e negociou com Lula a saída da esposa do primeiro escalão do governo.

A mudança faz parte das ações do governo para melhorar a articulação no Congresso Nacional. Lula espera que a nomeação de Sabino assegure mais votos do União Brasil na Câmara dos Deputados, a exemplo do que ocorreu na votação da reforma tributária. Na Casa, a sigla tem 59 deputados.

De G1.