Início » Jovens mudam de cidade para fazer curso superior
Notícias Corporativas

Jovens mudam de cidade para fazer curso superior

CEO da Uliving avalia os principais desafios enfrentados pelos estudantes que, ao ingressar na universidade, se mudam para outro município, destacando a questão da moradia

O Brasil conta com cerca de 8,9 milhões de estudantes matriculados em cursos de graduação e sequencial. É o que mostra o último Censo da Educação Superior, levantamento realizado em 2021 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), com o objetivo de reunir informações estatísticas sobre as instituições de ensino superior.

Em 2018, o mesmo censo do Inep realizou uma análise relativa à migração de estudantes e apontou que 11% dos alunos ingressantes em cursos de graduação da rede federal estavam matriculados em uma unidade da federação diferente daquela em que moravam.   

Juliano Antunes, CEO da Uliving, empresa que atua no segmento de moradia estudantil, avalia que a decisão de mudar de cidade, ou até mesmo de estado, para ingressar na universidade exige coragem, além de grande esforço psicológico e financeiro. 

“Sair de casa não é fácil. Deixar para trás toda uma rotina e família é um desafio enorme e encarar a vida adulta sozinhos pela primeira vez pode ser assustador, ainda mais quando todas as responsabilidades chegam de uma vez só”, diz o empresário. 

Ele pontua que é um grande desafio para estes jovens buscar um lugar para morar que seja seguro, confortável e que ofereça a praticidade que eles necessitam. “Mas, além disso, é importante levar em consideração que esses jovens estarão em lugar novo e, muitas vezes, desconhecidos. E a adaptação ao novo lugar, e também às novas pessoas, pode ser desafiador”, completa. 

Para Antunes, é importante que os estudantes se instalem em um ambiente que ofereça todas as garantias de segurança junto a uma comunidade e onde eles também possam se desenvolver socialmente.

O CEO da Uliving também afirma que a questão financeira é um ponto que pesa muito na hora de os estudantes decidirem onde morar. Por isso, ressalta que é preciso considerar todos os custos-benefícios dos locais disponíveis, priorizando aquele que se encaixe no orçamento do estudante e de sua família. “Uma ótima saída é procurar lugares que ofereçam maior infraestrutura, como contas inclusas, lavanderia, coworking, fácil acesso à universidade, entre outras comodidades”, aconselha.

Para saber mais, basta acessar https://uliving.com.br/