Início » Manaus tem alta de 6% em novos licenciamentos urbanos formalizados no primeiro semestre
Manaus

Manaus tem alta de 6% em novos licenciamentos urbanos formalizados no primeiro semestre

Com mais 539 processos que deram entrada no sistema de licenciamento urbano da capital, no mês de junho, a Prefeitura de Manaus fecha o primeiro semestre de 2023 com 3.366 novos processos no município, uma alta de 6% comparando com o mesmo período de 2022, quando deram entrada 3.166 procedimentos.

No acumulado da gestão do prefeito David Almeida são 16.205 processos formalizados junto ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), de janeiro de 2021 a junho de 2023.

A autarquia trabalha com programas para otimização dos serviços e, em breve, muitos estarão disponíveis na plataforma on-line, sendo emitidos pelos próprios requerentes, usando sistemas autônomos, com banco de dados e inteligência artificial, além de um software de licenciamento urbanístico.

“Trabalhamos para transformar Manaus em uma cidade mais célere no licenciamento na gestão do prefeito David Almeida. Queremos uma metrópole global e, entre as capitais brasileiras, uma das melhores para se fazer negócios”, afirmou o diretor-presidente da autarquia, engenheiro Carlos Valente.

On-line

O requerente pode usar os serviços do Implurb de forma remota, enviando por e-mail o requerimento padrão, encontrado no site do órgão (implurb.manaus.am.gov.br), com os documentos necessários em formato PDF. No sítio digital, existe um tutorial de como enviar a documentação.

A Gerência de Atendimento (Geat) tem como canais para agendamento prévio: (92) 3625-2947, de 8h às 14h, além do (92) 98842-1031, somente WhatsApp, exceto feriados e pontos facultativos. E o atendimento presencial segue de 8h às 14h, sem intervalo.

Formalização de processos, orientações, anexos de documentos, entregas de pareceres e certidões estão entre os serviços prestados pelo Implurb. A Diretoria de Operações (Diop) dá suporte aos setores técnicos e contatos com o setor podem ser feitos pelo (92) 3625-2847 e pelo e-mail diop.implurb@manaus.am.gov.br.

Em caso de pagamentos de taxas, elas são emitidas pela Gerência de Cálculo (GCA) e enviadas para o interessado. Após o comprovante ser recebido e o pagamento processado, o processo segue a tramitação e liberações necessárias. Lembrando que o requerente pode fazer o pagamento usando Pix.